Nesta segunda-feira (24), o prefeito eleito de Gilbués, Amiltinho, participou do lançamento da segunda fase do Pactos pelo Piauí, evento realizado em Teresina. A iniciativa, promovida pelo Governo do Piauí, busca promover a integração e cooperação interfederativa, permitindo que os municípios acessem programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal nas áreas de saúde, educação, segurança e trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.
Durante sua participação, Amiltinho expressou apoio e aprovação às ações do Governo do Piauí. "Hoje nós estamos com boa expectativa. O governador está nos oferecendo coisas boas para o nosso município", afirmou o prefeito eleito, destacando a importância da parceria entre os municípios e o estado. Amiltinho também reforçou a colaboração entre os municípios participantes: "Nós estamos juntos, participando com os outros municípios aqui em Teresina, no Pacto pelo Piauí", concluiu o prefeito.
Fases do Pactos pelo Piauí
A primeira fase do Pactos pelo Piauí aconteceu em novembro do ano passado, com a apresentação da proposta aos prefeitos eleitos. Na fase 2, prefeitos e suas equipes técnicas estão participando de reuniões para detalhar os programas ofertados. A terceira fase ocorrerá entre os dias 25 de março e 25 de abril, com a assinatura dos pactos, formalizando a adesão dos municípios ao programa.
Após a adesão, haverá reuniões com os órgãos estaduais responsáveis pelo pacto para definir prazos de execução e metas. A seguir, será realizada uma etapa de capacitação e treinamento sobre as ferramentas de acompanhamento dos programas. As atividades estão previstas para começar efetivamente em 30 de junho, com a prestação de serviços à população.
Durante a execução dos programas, os municípios terão à disposição instrumentos tecnológicos que permitirão o acompanhamento dos indicadores de desempenho, facilitando a avaliação do alcance e da eficiência das ações implementadas.
O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Governo, Planejamento e Relações Sociais; do Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; com apoio da APPM e patrocínio do Sebrae/PI.