Um homem identificado como, Jorge Luiz Santos foi preso em flagrante nesta terça-feira (25) pela Polícia Federal, após apresentar um diploma falso de graduação em Medicina para se registrar como médico no Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). O golpe já havia sido tentado dias antes no Maranhão, mas foi descoberto pelas funcionárias do CRM-MA, que desconfiaram da autenticidade do documento. Ao perceber que havia sido descoberto, o suspeito fugiu do local.
No Piauí, ele tentou novamente obter o registro profissional, mas as atendentes do CRM-PI também notaram irregularidades no diploma apresentado. Além disso, reconheceram o nome do homem como sendo o mesmo envolvido na tentativa frustrada de golpe no Maranhão. Diante da suspeita, o departamento jurídico do conselho foi acionado e a Polícia Federal foi avisada. Jorge Luiz Santos acabou preso ainda dentro da sede do CRM.
Para obter o registro profissional de médico, é necessário apresentar uma série de documentos, entre eles o diploma e uma ata fornecidos pela instituição de ensino superior onde o profissional se formou.