O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez duras críticas à tentativa de distorcer os acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023. Durante a leitura de seu voto, ele destacou a gravidade dos ataques e a disseminação de informações falsas para minimizar a violência ocorrida.
"Vários policiais foram agredidos, e o símbolo disso foi uma policial militar cujo capacete foi destruído com uma barra de ferro. Infelizmente, temos a tendência de ir esquecendo. As pessoas de boa fé, que possuem um viés positivo, acabam sendo enganadas por aqueles que, de má fé, disseminam notícias fraudulentas e utilizam milícias digitais para criar uma narrativa própria", afirmou o ministro.
Moraes também ironizou algumas das versões propagadas sobre os atos, que tentam retratar os manifestantes como cidadãos pacíficos. "Falam em velhinhas com a Bíblia na mão, em pessoas que estavam apenas passeando, que tinham um batom e resolveram passar um ‘batonzinho’ na estátua", disse, em referência às tentativas de minimizar os crimes cometidos durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.