O senador Marcelo Castro (MDB) celebrou a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 26, após os cinco ministros votarem a favor da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os votos foram dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin. Agora, os acusados passarão a responder a um processo penal — que pode levar a condenações com penas de prisão.
Em suas redes sociais, Castro afirmou que a tentativa de golpe no Brasil foi um fato amplamente reconhecido e defendeu a responsabilização dos envolvidos.
"Todos sabemos que houve uma tentativa de golpe no Brasil. Os mandantes e os financiadores têm que responder com os rigores da lei. A decisão do STF de tornar réus Bolsonaro e seu grupo é mais do que correta. A democracia é um patrimônio que conquistamos a duras penas", escreveu o senador.