O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou nesta sexta-feira (28) o Instituto Projetando o Resgate da Cidadania de Crianças e Adolescentes (PREÇA), situado no bairro Ilhotas, zona leste de Teresina. No local, ele participou da inauguração da Sala de Dança e Ballet Rafaela Maria de Jesus Costa Oliveira Cortez.
Durante a visita, o ministro elogiou o trabalho do instituto em ajudar crianças e adolescentes e garantir oportunidades para os jovens. Ele também destacou que “temos uma parceria, ainda quando eu era governador, que hoje está concluindo as obras e é de complementação. É uma bela estrutura voltada para uma meta do instituto, que é resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, integrado com a família. Aqui, há aulas de dança, música, esporte, pilotão mirim, reforço escolar, mas também a cozinha solidária.”
Wellington Dias também visitou a Cozinha Solidária Teresinha de Jesus Silva, onde informou que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está finalizando um edital para a destinação de 500 milhões de reais para o incentivo ao pequeno produtor. “Temos parceria com o Ministério da CONAB, onde já repassamos parte dos alimentos da cozinha solidária, e agora orientamos para melhorar ainda mais essa parceria no modelo da cozinha. Destaco também que agora estamos dando outro passo. Com a experiência do Instituto Preça, podemos trabalhar para garantir a qualificação das famílias dessas crianças e adolescentes para o emprego e para um pequeno negócio. Podemos, nessa parceria, inclusive financiar, dar assistência e acompanhar esse pequeno negócio, como já estamos fazendo”, afirmou.
A visita do ministro Wellington Dias também contou com a presença da presidente do instituto, Veridiana Araújo, que inaugurou uma sala de balé destinada às meninas. Além disso, ela explicou como funciona o Preça.
“O nosso projeto funciona aos sábados em algumas comunidades de Teresina, com aproximadamente 100 crianças. Elas chegam de manhã nos locais onde realizamos essas atividades, que geralmente são espaços cedidos pela prefeitura ou pelo estado. Fornecemos alimentação inicial, como café da manhã, além de atividades recreativas, educativas e também psicológicas”, afirmou.