Durante participação na abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), nesta terça-feira (08), em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso com tom combativo e relembrou os momentos mais difíceis de sua trajetória política, especialmente os processos judiciais que enfrentou nos últimos anos.
Em meio a aplausos de sindicalistas presentes, Lula afirmou:
"Muita gente achava que eu jamais iria voltar, porque o político, quando rouba, submerge; quando faz qualquer bobagem e sai uma denúncia, ele já se esconde e fica escondido... Eu, ao invés de me esconder, fui para cima dos acusadores!"
O presidente reforçou que sua disposição para enfrentar os processos foi o que o trouxe de volta ao cenário político e, segundo ele, o mantém com força para governar.
O evento, realizado dentro da Feicon — uma das maiores feiras do setor da construção civil —, reuniu mais de mil marcas expositoras e deve atrair mais de 100 mil visitantes de 70 países. Os debates do Enic neste ano têm como foco central a sustentabilidade, a inovação e as novas tecnologias no setor da construção.
Lula destacou a importância da indústria da construção para o crescimento econômico e para a geração de empregos, defendendo uma retomada robusta do setor com responsabilidade ambiental e inclusão social.