Durante uma reunião realizada nesta terça-feira (8), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o ex-prefeito de Caridade do Piauí e ex-presidente da APPM, Antoniel de Sousa Silva, mais conhecido como Toninho, destacou sua preocupação com os impactos da seca no estado, especialmente para os agricultores. O encontro teve como objetivo discutir soluções imediatas para minimizar os danos causados pela falta de água nas regiões afetadas.
Toninho, que também é pré-candidato a deputado estadual, ressaltou a necessidade urgente de ações rápidas e eficazes para evitar que a situação se agrave ainda mais, prejudicando a população rural do Piauí. Ele enfatizou que os municípios precisam de apoio rápido e direto para atender as demandas locais.
“Os municípios estão pedindo socorro. A gente como ex-gestor, mas também acompanhando o municipalismo piauiense, defende que tenha uma desburocratização com relação aos recursos do Ministério da Integração Nacional aos municípios, tendo em vista que o responsável por essa ação é o Exército e a gente enfrenta de certa forma muita burocracia. Não podemos continuar com tantas burocracias que atrasam a solução dos problemas. É fundamental que os recursos sejam alocados diretamente aos municípios, pois eles têm a agilidade necessária para resolver as questões de forma mais eficaz”, afirmou o pré-candidato a deputado estadual.
A reunião contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo do Estado do Piauí, além de diversas secretarias estaduais e federais, como a Secretaria de Defesa Civil Nacional e Estadual, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.