A população de todo o Brasil enfrentará um feriadão prolongado nesta semana, que pode impactar suas atividades financeiras. O período começa com a Sexta-Feira Santa, em 18 de abril, e se estende até o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21). Durante esses dias, os bancos estarão fechados, o que exige que os clientes se planejem para evitar contratempos financeiros.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais para realizar transferências e pagamentos de contas nos dias em que as agências não estarão funcionando. Sites e aplicativos dos bancos estarão disponíveis para esses serviços, permitindo que as transações sejam feitas sem a necessidade de ir até a agência física.
Importante destacar que carnês e contas de consumo – como água, energia elétrica, telefone, entre outras – que vencerem nos dias de feriado ou no último dia útil antes do feriado, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Isso significa que, caso algum vencimento coincida com o período de fechamento das agências bancárias, os clientes poderão efetuar o pagamento no dia 22 de abril, sem pagar juros ou multas.
Além disso, os tributos já estão com datas ajustadas para se adequar ao calendário de feriados, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, evitando prejuízos para os contribuintes que precisam quitar seus débitos.