Terça, 24 de setembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(89) 99421-1547
Antônio Almeida

Antônio Almeida

Leonardo Soares Correspondente do município.

[email protected]

(89) 99421-1547

Cidades - Antônio Almeida

Postada em 01/10/2018 ás 18h32 - atualizada em 02/10/2018 ás 00h01

Publicada por: Leonardo Soares

Arte Bahia Capoeira realizou 2° Festival de Capoeira em Antônio Almeida/PI
Houve batizado e troca de graduação, além da presença de capoeiras piauienses e de outros estados.
Arte Bahia Capoeira realizou 2° Festival de Capoeira em Antônio Almeida/PI

Expressão Cultural Brasileira

 

Capoeira, Expressão Cultural Brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, e que tem a Bahia como berço, ganhou notoriedade e hoje está presente nos cinco continentes e em mais de 170 países. Em 2014, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural Internacional da Humanidade. A capoeira nasceu como uma forma de Resistência Cultural e Física dos Negros Escravizados. É uma Luta 100% Brasileira e tem sua Origem no Século XVII, desenvolvida por escravos africanos da etnia banto. E devido a sua origem foi proibida oficialmente até 1937.

 

 

Foi realizado  nos dias 29 e  30 de Setembro de 2018, no Ginásio Poliesportivo Luis Patrício, o 2º Festival de Capoeira, promovido pelo Arte Bahia na cidade de Antônio Almeida/PI. Com o objetivo de fazer acontecer o batizado e a troca de graduação, estiveram participando do evento alguns capoeiras da região circunvizinha, "Bom Jesus, Picos e outras cidades", além da presença do Formando José Guimarães Santos (Mestre Aranha) de Feira de Santana - Bahia, e alunos que o acompanhavam.

"Trabalhamos com crianças, jovens e adolescentes, uma importância muito grande para a sociedade e para o mundo da capoeira que funciona desenvolvendo esse trabalho socioeducativo. Arte Bahia vem desenvolvendo esse trabalho em diversos lugares." ( Mestre Aranha )

Também estiveram presentes no evento fazendo parte da mesa de honra: Secretária de Assistente Social - Rauanna Nayara; Sub-Tenente Airton e Soldado Mário; Educadora Física - Prof. Marlene da Silva; Represeentante da Igreja Católica - Padre João Cirineu; Secretário de Esporte e Juventude - Aluciano Coelho; Secretário de Cultura - Wladmir Borges; dentre outras entidades governamentais e não governamentais que marcaram presença no evento.

 

Imagens: (Leonardo Soares, 30-09-2018)

 

Fonte: Leonardo Soares

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium