A prefeita de São Gonçalo do Piauí, Gerlane Cabral, visitou a Unidade Básica de Saúde Vitória Alencar e celebrou um importante avanço na área da saúde do município: a alta ambulatorial de três pacientes que enfrentavam feridas de média e alta complexidade. O atendimento, pioneiro na região do Médio Parnaíba, está sendo realizado com o apoio direto da gestão municipal, que viabilizou o tratamento de forma gratuita.
“Há dois meses começamos esse trabalho com pacientes que não tinham condições de manter o tratamento por conta própria. Hoje temos três altas e resultados maravilhosos. O trabalho continua e queremos zerar a fila de pacientes que precisam desses curativos”, afirmou a prefeita
De acordo com Gerlane Cabral, o município tem sido pioneiro no atendimento a pacientes com feridas complexas, algo inédito na região. Ela destacou que, além dos atendimentos ambulatoriais, também estão sendo feitos atendimentos domiciliares, ampliando o alcance do serviço e proporcionando mais dignidade aos pacientes.
O enfermeiro dermatológico, especialista em cicatrização e Estomaterapeuta, Alan Kennedy, responsável técnico pelo ambulatório de feridas, reforçou a importância da iniciativa. “Já temos pacientes com feridas de difícil cicatrização que receberam alta, além de outros atendimentos domiciliares que têm promovido mais qualidade de vida”, declarou.
Alan também ressaltou que este é o primeiro ambulatório especializado em feridas da região do Médio Parnaíba, um marco para a saúde pública local. “Essa iniciativa mostra o compromisso da gestão com o bem-estar da população e é um exemplo de como políticas públicas bem aplicadas podem mudar realidades”, finalizou.