Seis dos 12 projetos enviados pelo Governo do Estado que fazem parte do programa Pacto pela Ordem, uma série de iniciativas voltadas para a segurança pública, foram votadas e já passaram ela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na reunião desta terça-feira (15). Metade das matérias analisadas receberam, apesar do voto favorável dos membros da Comissão, devem voltar à apreciação da Comissão na semana que vem devido a um pedido de vistas do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).
As aprovadas pela Comissão seguem para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSP). Passou pela CCJ o projeto que regulamenta o mercado de sucatas (Projeto de Lei Ordinária do Governo 35/25 - PLOG), relatado pelo presidente da CCJ, deputado Henrique Pires (MDB), o que veda a apreensão de motos em blitz focadas no combate ao crime (PLOG 42/25), também relatada por Henrique Pires, e o que inclui como fonte de receita do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) os bens e valores gerados por infrações penais (PLOG 33/25), com relatório de Dr. Felipe Sampaio (MDB).
Os projetos não foram aprovados por unanimidade. Nos dois primeiros, o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) se absteve e no terceiro ele foi acompanhado pelo presidente da CCJ, deputado Henrique Pires (MDB). Gracinha Mão Santa (Progressistas), Rubens Vieira (PT), B.Sá (Progressistas), Dr. Felipe Sampaio, o líder do PT, Hélio Isaías, e o vice-líder do governo, Evaldo Gomes (Solidariedade), estiveram presentes à reunião e foram favoráveis aos projetos.