Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Educação ESTUDOS
05/10/2018 11h17
Por: Professor / Coach

Como estudar com Flashcards

Quais as técnicas de estudos que você utiliza para estudar para concursos? Utiliza comente os métodos tradicionais (leituras, marcações no material e elaboração de resumos) ou também experimenta técnicas diferentes?

Ousar novas técnicas pode tornar o aprendizado mais prazeroso e motivador para dar resultados diferentes que possam surpreender você positivamente. Na vivência das novas técnicas de estudos pode ser que você encontre uma forma de aprender mais ou superar assuntos ou matérias difíceis ou que não despertam muito interesse em você.

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Meu conselho aqui é, vale sim testar as novidades. Nosso cérebro é uma máquina de aprender e só pela experiência de aplicar formas diferentes de aprender ou o fato de conhecer habilidades novas já leva o cérebro a ativar mais funções e melhorar habilidades cognitivas.  

Aprender para uma prova muitas vezes exige “decorar” certos conteúdos é quando o uso das técnicas de memorização se torna indispensável. São inúmeras as informações necessárias levar na sua mente para um concurso na hora da prova. Na prova você tem poucas horas para lembrar e aplicar seus meses ou até anos de estudos, como é o caso do ENEM, por exemplo.

Vou apresentar uma das melhores técnica da memorização: uso dos Flashcards. É uma solução muito eficiente para ajudar a memorizar as informações que você vai precisar se recordar na hora da prova.

O que são os Flashcards?

Os Flashcards são cartões que lembram um baralho. Podem ser feitos a partir daqueles cartões pautados (fichas de leitura que compramos na papelaria) ou montados com recortes de cartolinas (a seu critério quanto ao tamanho, cor e até o formato dos cartões).  

Como montar os Flashcards?

Ao fazer os Flashcards você deve usar as duas faces do cartão. Em um lado podem conter, por exemplo, perguntas e questões a serem resolvidas por você (de preferência tiradas de provas anteriores iguais ou parecidas com a que você vai fazer) e do outro lado do cartão lance a resposta correta. Outra ideia é anotar termos-chave da matéria na parte da frente e no verso anotar uma breve explicação ou tópicos mais importantes a serem memorizados sobre o tema.

Como usar os Flashcards?

Na hora de colocar em prática, você deve responder às perguntas ou comentar o tema sugerido no cartão. Depois conferir se acertou olhando o verso do Flashcards. Repita o processo com todas as cartas. Você pode separar as que acertou em um bloco e as que errar pode voltar ao baralho até que os acerte. Com o tempo, você vai estar craque no assunto e muito mais seguro para a sua prova!

Outras dicas e sugestões:

Com um bloco de até 100 cartões, você consegue praticar por entre 40 e 50 minutos onde quiser. É só levar seus cartões com você ou até mesmo guardá-los em um aplicativo no celular para revisar no ônibus, na fila do banco, sala de espera do médico etc. Aliás, existem aplicativos no celular para fazer seus Flashcards virtuais.

Sempre que tiver tempo ou em horários planejados, você vai pegar os cartões, ler o que está escrito na frente, formular a resposta na sua cabeça (que pode ser a solução a uma questão, a explicação de um conceito, relacionar duas ideias, ou o que mais você achar interessante) e, em seguida, verificar a resposta na parte de trás do cartão.

À medida que você for estudando mais, elaborando mais cartões e decorando a resposta de alguns deles, você vai ir renovando o seu baralho para não perder tempo com o que já sabe nem ficar com um deck tão grande que você nunca consegue chegar ao final.

Ter vários baralhos com temas diferentes é interessante para que você possa colocar alguns dias entre a revisão das mesmas cartas, o que assegura que o conteúdo vá para a sua memória de longo prazo, e não que fique só na de curto prazo por um tempinho.

Gostou das informações? Pode mandar as dúvidas nos comentários que vou responder.

Bons estudos!

 

 

 

Fonte: Autoria.
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp