O jornalista, educador, artista e produtor cultural Vicente de Paula Nascimento Leite Filho faleceu nesta segunda-feira (19), aos 35 anos, em Teresina, vítima de complicações causadas por um câncer no peritônio — membrana que reveste a cavidade abdominal e os órgãos internos. Ele estava internado em um hospital particular da capital piauiense.
Natural de Timon (MA), Vicente de Paula era reconhecido por sua atuação em diferentes frentes da comunicação e da arte. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), ele trabalhou em veículos de imprensa, desenvolveu projetos audiovisuais e culturais voltados especialmente para causas sociais, com ênfase nas comunidades LGBTQIA+, ribeirinhas e quilombolas.
Com uma trajetória marcada pelo engajamento e pela sensibilidade, Vicente também era mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa “Imagem, Som e Escrita”, e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em abril, ele compartilhou com seus seguidores nas redes sociais um texto emocionante sobre os desafios do tratamento e o carinho recebido de amigos. “Se tiver de ser rápido, não estou preparado. Mas quero que saibam que me sinto muito amado. E que amor cure. Amo vocês”, escreveu.
O corpo está sendo velado no bairro Santo Antônio, em Timon (MA), onde também ocorrerá o sepultamento, previsto para a manhã desta terça-feira (20).
Vicente de Paula deixa um legado de luta, arte e afeto — e será lembrado como um importante nome da cultura, da comunicação e dos movimentos sociais do Piauí e do Maranhão.