O prefeito de São José do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, participou nesta quarta-feira (21) da programação da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em entrevista ao portal R10, ele destacou os desafios enfrentados por municípios do Piauí, especialmente os recorrentes bloqueios de receita que comprometem a gestão básica.
“Tem município do estado do Piauí que está sendo bloqueado a cada dia 10 de cada mês, cerca de 25% de sua receita. Então, não tem como o gestor fazer nem as obrigações básicas do município”, afirmou Bezerra, evidenciando o impacto direto das dívidas previdenciárias nas finanças locais.
O prefeito defendeu a aprovação da PEC 66, proposta que prevê o parcelamento ampliado das dívidas previdenciárias municipais, com prazos que podem variar de 60 até 300 meses. Para ele, a medida é essencial para dar fôlego às administrações que hoje enfrentam dificuldades para manter serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
“Com a PEC 66, sai o parcelamento de 60 meses até 300 meses. Isso vai permitir aos gestores reorganizarem as contas e voltarem a investir no que realmente importa para a população”, completou.
A Marcha dos Municípios é considerada o maior evento municipalista da América Latina e reúne milhares de prefeitos, vereadores e representantes do Congresso Nacional e do Governo Federal. A pauta de 2025 tem como destaque a luta por um novo pacto federativo e a redistribuição mais justa dos recursos da União com estados e municípios.