Nesta terça-feira (21), os guardas civis municipais de Teresina compareceram aos seus postos de serviço, mas não desempenharam atividades operacionais nas ruas. A paralisação simbólica faz parte do Movimento Guarda Legal, que reúne agentes em defesa de melhores condições de trabalho e do cumprimento da legislação específica da categoria.
Entre as reivindicações, os profissionais denunciam a falta de cursos de direção para condução de viaturas, coletes à prova de balas vencidos e o porte de armas expirado, fatores que, segundo o movimento, colocam em risco a integridade física dos guardas e da população.
Além disso, a categoria cobra da Prefeitura de Teresina o pagamento de gratificações por risco de vida e também por hierarquia, garantidas por lei, mas que estariam sendo descumpridas.
O secretário municipal de Segurança Pública, Wagner Torres, marcou uma reunião com representantes do movimento para as 16h desta terça-feira, no auditório do SINTTEL-PI.
De acordo com os organizadores, a mobilização segue de forma pacífica, dentro da legalidade, e continuará atenta aos desdobramentos das negociações com o poder público.