A empresa Águas do Piauí passou a operar em 33 cidades do estado desde o último dia 16 de maio. A nova etapa de expansão da companhia teve início com duas semanas de atraso em relação ao cronograma inicial e marca um passo importante no plano de regionalização do saneamento básico no estado.
A companhia já atua em cidades das regiões do semiárido, meio-norte, litoral e cerrado piauiense. A meta é que, até julho deste ano, toda a operação do sistema de abastecimento de água do Piauí esteja sob a responsabilidade da empresa.
Entre as ações já iniciadas nas novas localidades estão a ampliação da capacidade de captação, melhorias no tratamento e na distribuição de água, implantação de sistemas de bombeamento, limpezas e perfuração de novos poços.
“Nesta primeira fase, vamos nos empenhar para que os piauienses tenham um B-R-O-Bró mais ameno, com mais água na torneira. Estamos falando de uma mudança que vai muito além da infraestrutura: é sobre garantir dignidade, saúde e qualidade de vida para milhões de piauienses”, afirmou Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí.
A empresa também estabeleceu metas de longo prazo: atingir 99% de cobertura no abastecimento de água até 2033 e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2040.
A seleção das cidades leva em consideração critérios técnicos e logísticos, como acesso às informações operacionais locais e a mobilização de pessoal e equipamentos. Nos demais municípios ainda não integrados à operação, os serviços continuam sendo realizados pela Agespisa e por Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs).
Confira a lista dos 33 municípios onde a Águas do Piauí já iniciou a operação:
Região do Semiárido:
São Julião, Bocaina, Bonfim do Piauí, Dom Expedito Lopes, Paulistana, Paquetá, Picos, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato.
Meio-Norte e Litoral:
São Pedro do Piauí, Altos, Batalha, Brasileira, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Cocal, Demerval Lobão, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Parnaíba, Pedro II, União, Barras, Amarante, Água Branca.
Região do Cerrado:
Bom Jesus, Cristalândia do Piauí, Floriano, Riacho Frio, Uruçuí.