Terça, 20 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
89 994399702
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Correspondente do município.

[email protected]

89 994399702

Cidades - Floriano

Postada em 09/10/2018 ás 10h31

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Saúde Municipal realiza abertura da campanha "Outubro Rosa"
A Secretaria de Saúde articulou uma programação que será marcada por três importantes eventos.
Saúde Municipal realiza abertura da campanha

Foto: Secom

A campanha do "Outubro Rosa", destinada à prevenção e consciencialização acerca dos canceres de mama e do colo de útero, teve sua abertura realizada na manhã desta terça-feira (09) na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia. Durante a ocasião se fizeram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, a secretária de Saúde, Thais Braglia, além da equipe da Saúde Municipal, secretários e autoridades locais.

A Secretaria de Saúde articulou uma programação que será marcada por três importantes eventos, sendo o primeiro deles voltado para os profissionais da Saúde no formato de minicurso sobre estratégias de rastreamento de câncer de colo de útero e mama, a ser realizado dia 25 no auditório da Universidade Federal do Piauí, às 8h. No dia 30 será promovida uma oficina destinada às mulheres que tiveram ou estão enfrentando esses canceres, a ser realizada a partir das 8h, no Sindicato dos Trabalhadores do Comércio. E, no dia 31 de outubro, uma caminhada com saída às 7h30, da sede da Secretaria de Saúde, irá dar desfecho à atenção voltada para a saúde da mulher; durante sua chegada à praça Dr. Sebastião Martins, ocorrerá a abertura da campanha do "Novembro Azul".

Durante a solenidade a secretária de Saúde, Thaís Braglia, aproveitou para destacar que durante o mês de outubro todas as Unidades Básicas estarão intensificando a solicitação de exames da mama e citológicos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.

Sobre a mamografia, a orientação é começar a fazer o exame preventivamente a partir dos 40 anos de idade, com intervalo de 1 a 2 anos para mulheres sem história familiar deste câncer; caso haja algum caso na família a mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos anualmente. O câncer de colo de útero é evitável e pode ser facilmente diagnosticado através do exame Papanicolaou, que pode detectar antes mesmo do câncer se estabelecer. Esse controle prévio, somado à vacinação contra o HPV (já disponível para meninas de 9 a 13 anos), pode reduzir significativamente a ocorrência da doença.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium