O PT (Partido dos Trabalhadores) publicou neste fim de semana, em seus perfis oficiais nas redes sociais, um meme fazendo referência à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à França, onde se reuniu com o presidente Emmanuel Macron para discutir, entre outros temas, o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
A imagem mostrava os dois líderes de mãos dadas, com a Torre Eiffel ao fundo iluminada com as cores da bandeira do Brasil. A legenda dizia: “Acordo Mercosul-União Europeia: esse é o casamento que queremos!” A publicação, que fazia alusão a montagens que comparam os dois presidentes a noivos em um ensaio de casamento, foi apagada pouco tempo depois, sem explicação oficial do partido.
A visita de Lula a Paris foi marcada por declarações otimistas em relação ao acordo Mercosul-União Europeia, que está em negociação há mais de 25 anos. No sábado (07), o presidente brasileiro afirmou que o Brasil e a França são hoje “melhores amigos” e que estão prontos para costurar os detalhes finais do tratado. Lula disse ainda ter pedido a Macron para “abrir o coração para o Brasil” e reiterou seu compromisso de concluir as negociações durante sua presidência rotativa do Mercosul, prometendo que o acordo estará finalizado dentro de seis meses.
Embora tenha sido oficialmente concluído em dezembro de 2024, durante a Cúpula do Mercosul em Montevidéu, o tratado ainda precisa passar por uma série de etapas burocráticas para entrar em vigor, como revisão legal, tradução, assinatura e ratificação por parte dos dois blocos. A União Europeia é atualmente o segundo principal parceiro comercial do Brasil, e o acordo busca fortalecer as relações comerciais, promover a integração das cadeias produtivas e incentivar a modernização do setor industrial brasileiro.
O tom bem-humorado da publicação do PT contrastou com a seriedade do tema em discussão, gerando reações diversas nas redes sociais antes de ser removida.