Felipe Anderson Seixas de Araújo foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão pelo assassinato do então prefeito de Madeiro, José Ribamar de Araújo Filho, conhecido como Zé Filho (PP). O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (9), na Vara Única da Comarca de Luzilândia, no Piauí.
O homicídio aconteceu em 28 de novembro de 2021, durante um campeonato de futebol no município. Zé Filho assistia ao evento quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo. O prefeito ainda chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos.
A investigação apontou motivação política para o crime. Segundo a Polícia Civil, Felipe Anderson teria agido por vingança após ele e o pai serem exonerados de cargos na administração municipal. Ele é primo de segundo grau da vítima e possuía um bar nas proximidades do campo onde o crime ocorreu. Aproveitando o movimento do evento, o acusado cometeu o homicídio e fugiu em seguida.
Felipe Anderson foi capturado no dia 3 de dezembro de 2021 e confessou o crime. Após a morte de Zé Filho, o então vice-prefeito Pedro Filho assumiu a prefeitura. Atualmente, o cargo de prefeito é ocupado por Alandelon do Zé Filho (PSD), filho da vítima.