O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) comentou nesta quinta-feira (12), durante o Encontro Estadual de Lideranças Petistas em Teresina, a polêmica gerada na Comissão de Finanças da Câmara envolvendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou da sessão nesta quarta-feira (11). A confusão teve início após parlamentares da oposição endurecerem críticas contra propostas de aumento de impostos a determinados tipos de empresas.
Merlong, que participou da comissão, saiu em defesa do ministro e do pacote fiscal apresentado pelo governo. “Fiz minha intervenção ao ministro Haddad, considerando a importância das medidas que nosso governo está propondo para evitar contingenciamento e bloqueio de orçamento”, afirmou.
O parlamentar alertou que o contingenciamento afeta diretamente políticas públicas essenciais. “Contingenciamento corta políticas públicas. Despesas obrigatórias não podem ser contingenciadas, e a solução que nosso governo está propondo é muito razoável”, disse.
Merlong também criticou a desigualdade na carga tributária entre setores da economia, destacando as casas de apostas ("bets"). “As bets pagam muito menos imposto que as empresas produtivas. Por que não obrigá-las a pagar um pouco mais? Quem não paga imposto ou paga muito pouco, quer continuar sendo irresponsável socialmente”, declarou.