Terça, 15 de Julho de 2025
Portal R10
Terça, 15 de Julho de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Legislativo
13/06/2025 15h59 Atualizada há 1 mês
Por: Blog do Lucão

AP discute incidência do 'Lúpus' em Timon e apresenta encaminhamentos para atuação no tratamento

A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública para discutir a incidência dos casos de lúpus no município. Proposta pelo vereador Ivan do Saborear (União Brasil), a audiência foi presidida pela vereadora Amanda Pires, presidente da Comissão de Saúde, secretariada pela vereadora Clara Prado, e contou com a participação de parlamentares, representantes do sistema de saúde municipal e pacientes diagnosticados com a doença — crônica, degenerativa e autoimune — que compromete órgãos vitais à saúde.

AP discute incidência do 'Lúpus' em Timon e apresenta encaminhamentos para atuação no tratamento

 

Durante a audiência, a médica Joselany Borges Milanez, da Rede de Atenção Básica do Município, ministrou uma palestra em que destacou as causas do lúpus, as dificuldades no diagnóstico e no tratamento da doença, que exige acompanhamento contínuo, exames especializados e consultas com diversos profissionais. Joselany ressaltou que a prevalência da doença em Timon acompanha os dados mundiais: a cada 1.700 habitantes, uma pessoa pode desenvolver lúpus — o que representa, em média, entre 20 e 150 casos por município.

 

Pacientes presentes, como Maria José Sousa (da comunidade Paiol, zona rural de Timon), Soledade Batista e Alberina Sousa (presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Timon), cobraram agilidade nos procedimentos de atendimento e assistência às pessoas diagnosticadas com lúpus, fibromialgia e outras doenças crônicas. Elas reivindicaram triagem e atendimento prioritário, considerando o impacto dessas enfermidades na qualidade de vida dos pacientes, que requerem cuidados contínuos e especializados.

 

A diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Maria de Jesus Mousinho, afirmou que a secretária Dávila Claudino tem trabalhado na reorganização da rede de atenção à saúde, e que as doenças crônicas estão entre as prioridades em reestruturação. Segundo ela, a SEMS está firmando pactuação com o Governo do Estado para redesenhar o modelo de atendimento a pacientes crônicos, incluindo os diagnosticados com lúpus.

 

O vereador Ivan do Saborear elogiou o comprometimento da secretária Dávila Claudino, ressaltando seu olhar sensível e humano para tratar das doenças crônicas. Ele afirmou que, a partir da audiência, diversos requerimentos serão apresentados à Câmara com propostas de encaminhamentos positivos em benefício dos pacientes. O parlamentar destacou que ouviu atentamente os representantes da saúde e que, juntos, irão buscar soluções para os desafios relatados.

 

A audiência contou com a presença da médica Joselany Milanez (Rede de Atenção Básica do Município); Dr. Marlon Costa (representante dos farmacêuticos de Timon); Adriely Tacoani (diretora do CAISM); Thalissa Abrantes (diretora da Policlínica); Bruna Cristina (assessora jurídica, representando a professora Ana Lúcia, diretora de Ensino da SEMED); Maria de Jesus Mousinho (diretora de Planejamento da SEMS); Kamila Santana (diretora administrativa da SEMS); Jehozua do Socorro Costa Lima (diretora do CTA de Timon); Carol Coelho (coordenadora farmacêutica do município); Luana Mendes (diretora da Central de Regulação); além dos vereadores Juarez Morais, Lucas da Farmácia, Ivan do Saborear, Luiz Barbosa, Amanda Pires, Marco Moura e Clara Prado.

 

PUBLICIDADE:

Tocador de vídeoA defesa de Suedna não foi localizada para comentar o caso. O espaço segue aberto. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.


Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp