V
Nesta sexta-feira (13), foi realizada a XVI Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, um importante momento de diálogo e construção coletiva, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Timon. O encontro reuniu representantes do poder público, da sociedade civil, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas à zona rural.
A atividade integra o calendário oficial da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no próximo dia 25 de junho, no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. Na pré-conferência, foram elaboradas propostas e eleitos os delegados que representarão a zona rural na etapa municipal.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Léo Prado, as pré-conferências são fundamentais para garantir a participação popular e o alinhamento com os eixos debatidos nacionalmente.
“O objetivo das pré-conferências é ouvir os usuários do SUAS, entender suas necessidades, avaliar o que temos e o que precisamos melhorar. Esse processo é essencial para a construção do 13º Plano Nacional de Assistência Social”, explicou.
As propostas discutidas abrangem temas como financiamento, participação social, fortalecimento dos equipamentos públicos (como CRAS e CREAS) e a valorização do orçamento destinado à assistência social. As contribuições colhidas seguirão para a conferência estadual e, posteriormente, para a etapa nacional, consolidando a participação democrática na formulação das políticas públicas do setor.
PUBLICIDADE: