Inelegível, Bolsonaro venceria Lula no 2º turno: 45% a 44%, segundo Datafolha
O desempenho do presidente Lula (PT) contra adversários em eventual disputa de segundo turno nas eleições de 2026 tem piorado, de acordo...
O desempenho do presidente Lula (PT) contra adversários em eventual disputa de segundo turno nas eleições de 2026 tem piorado, de acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (14). Agora, Lula aparece em empate técnico tanto com Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, quanto com Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em um cenário que apresenta Lula contra Bolsonaro, 45% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente, e 44%, no petista. O mesmo cenário pesquisado em abril mostrava Lula vencendo Bolsonaro de 49% a 40%.
Com Tarcísio assumindo o lugar de Bolsonaro na disputa, Lula fica numericamente à frente, mas ainda em empate técnico: 43% disseram que votariam no presidente e 42% optaram pelo atual governador de São Paulo. Em abril, a vantagem de Lula era bem maior, com 48% para o petista e 39% para Tarcísio.
Entenda a pesquisa
O instituto Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 cidades entre os dias 10 e 11 de junho.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
A pesquisa também simulou cenários de segundo turno com Lula enfrentando Michelle Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL) e Flávio Bolsonaro (PL), e um embate entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
No cenário entre Lula e Michelle, também há empate técnico no limite da margem de erro, já que o petista é citado por 46% dos entrevistados, e Michelle, por 42%.