Quarta, 16 de Julho de 2025
Portal R10
Quarta, 16 de Julho de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Piauí Piauí
14/06/2025 17h21
Por: Cristina

Alerta sonoro surpreende piauienses em simulação da Defesa Civil

Milhares de celulares dispararam um alerta sonoro incomum no Piauí na tarde deste sábado (14). A notificação fazia parte da simulação nacional do novo sistema Defesa Civil Alerta, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O teste envolveu 36 cidades dos nove estados do Nordeste e marcou a primeira vez que a operação foi realizada no Piauí.

No estado, os municípios participantes foram Teresina, Uruçuí, Picos e Esperantina. O alerta foi emitido por volta das 16h10, com atraso em relação à previsão inicial — que era entre 12h e 16h —, devido a problemas técnicos iniciados em Sergipe. Apesar disso, o disparo foi considerado bem-sucedido.

Alerta sonoro surpreende piauienses em simulação da Defesa Civil

A mensagem surgiu em formato de pop-up sobre a tela do celular, com áudio audível mesmo quando o aparelho estava no silencioso. O texto dizia:

"ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta."

Segundo o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), o sistema está preparado para diferentes níveis de risco.

“O alerta extremo vai com uma sonoridade de sirene. E o severo, com uma sonoridade mais leve. Em ambos os casos, o telefone pode estar no silencioso que a mensagem vai soar. E é sempre bom lembrar: não é preciso fazer nenhum cadastro. Quem estiver na área de risco, seja morador ou visitante, receberá o alerta”, explicou o ministro.

A operação teve intervalos de um minuto entre os alertas e contou com o acompanhamento técnico da Defesa Civil Nacional, além do suporte das defesas civis estaduais e municipais. Durante a simulação, os técnicos estiveram em campo monitorando o recebimento das mensagens e prestando suporte ao uso da nova tecnologia. Após o período de capacitação, o envio dos alertas passa a ser responsabilidade direta dos órgãos locais.

O teste serve como preparação para o início da operação oficial do sistema na região Nordeste, previsto para 18 de junho. A nova tecnologia já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste desde dezembro de 2024, e será expandida para as regiões Norte e Centro-Oeste até o fim de 2025, quando o sistema passará a cobrir todo o território nacional.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp