Terça, 15 de Julho de 2025
Portal R10
Terça, 15 de Julho de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Piauí Piauí
15/06/2025 08h06 Atualizada há 1 mês
Por: Bruna Dias

Mais de 6 mil casos de violência contra idosos já foram registrados no Piauí em 2025

O mês de junho é marcado pela Campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. Neste sábado, 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. A data é considerada o dia “D” da campanha, e a Polícia Civil do Piauí reforça a importância das denúncias e do respeito à dignidade da pessoa idosa.

 

Mais de 6 mil casos de violência contra idosos já foram registrados no Piauí em 2025

De acordo com dados do Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, somente entre janeiro e maio de 2025, foram registrados 6.345 boletins de ocorrência envolvendo violência contra idosos no estado. Embora o número represente uma leve redução em comparação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 6.462 casos, ainda é considerado alto e preocupante pelas autoridades.

A violência contra idosos pode ocorrer de diversas formas: física, psicológica, patrimonial, sexual, por discriminação, abandono ou negligência. A Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso (DSPI), em Teresina, tem identificado que, até o momento, os crimes mais frequentes são os de violência psicológica, que envolvem agressões verbais, humilhações, isolamento familiar e restrições à liberdade de expressão, afetando diretamente a autoestima da vítima.

Segundo a delegada Cassandra Moraes Souza, da DSPI, frases ofensivas e depreciativas, como “esse velho infeliz”, “velho incapaz” ou “não serve pra nada”, são exemplos claros de violência psicológica. “Essas agressões geralmente ocorrem no ambiente familiar, justamente onde o idoso deveria ser protegido”, alerta a delegada.

Outro dado alarmante destacado pela Polícia Civil é o crescimento dos crimes de violência patrimonial, que já representam cerca de 25% a 30% dos atendimentos da DSPI em 2025. A delegada ressalta o aumento dos casos de estelionato, principalmente por meio do uso indevido da selfie do idoso, que tem sido utilizada por golpistas como assinatura eletrônica. “Às vezes o criminoso tira uma foto da vítima sob o pretexto de prova de vida, cadastro em programas sociais ou recebimento de benefícios. Com isso, o idoso pode acabar contraindo empréstimos ou abrindo contas bancárias sem saber”, explica.

A Polícia Civil do Piauí reforça que qualquer cidadão pode e deve denunciar casos de violência contra idosos. Os principais canais de denúncia são o Disque 100, que é gratuito e anônimo, o site da Polícia Civil do Piauí, ou presencialmente em qualquer delegacia do estado. Em Teresina, a DSPI funciona no Complexo de Delegacias Especializadas “Secretário Carlos Lôbo”, localizado na Rua Governador Artur de Vasconcelos, nº 971, bairro Marquês, zona norte da capital.

A campanha Junho Violeta chama atenção para a urgência de promover o cuidado, o respeito e a proteção das pessoas idosas. Denunciar é um ato de responsabilidade e cidadania.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp