O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta quinta-feira (19) mudanças importantes no secretariado estadual. A partir de 1º de julho, a ex-governadora Regina Sousa deixa o comando da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), e será substituída pelo ex-deputado estadual João de Deus Sousa, atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).
João de Deus retorna à Sasc, pasta que já comandou em outra gestão. Ele também tem longa trajetória como parlamentar e figura de destaque no PT piauiense.
A saída de Regina Sousa, considerada uma liderança histórica do partido, já vinha sendo tratada internamente desde 2023. Embora tenha manifestado o desejo de se afastar por questões de saúde, a ex-governadora atendeu a um pedido do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias para permanecer por mais tempo na função.
“Ela irá se dedicar mais à sua saúde, mas continuará firme na luta em prol dos que mais precisam, como sempre fez em todas as missões que exerceu”, escreveu Fonteles em publicação nas redes sociais.
Na mesma publicação, Rafael Fonteles confirmou que o atual presidente da Agespisa, Zé Santana, será o titular da recém-criada Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego, também a partir de 1º de julho.
A criação da nova pasta foi aprovada pela Assembleia Legislativa com o objetivo de concentrar as ações de emprego e renda do governo, antes vinculadas à Sasc. A mudança ocorre em meio ao processo de transição dos serviços de saneamento da Agespisa para a iniciativa privada, com a chegada da concessionária Aegea.
“Zé Santana tem ampla experiência na gestão pública e agora assume um novo desafio para fortalecer a política de geração de empregos no estado”, destacou o governador.