Teve início nesta quinta-feira (19) a edição 2025 do Festival de Inverno de Pedro II, que neste ano traz o tema “Natureza e música na mesma vibração”. Consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural do Piauí, o festival promete, até o dia 22 de junho, integrar música, arte, turismo e natureza em uma programação diversificada e envolvente. O portal R10 marca presença no evento, acompanhando cada detalhe de perto.
No primeiro dia, o público se reuniu na tradicional Praça da Bonelle, onde foi montado o Palco Opala, principal espaço do evento, para prestigiar grandes nomes da música brasileira. A abertura contou com as apresentações de Marina Elali ao lado do maestro Eduardo Lages, seguida pelo rapper Baco Exu do Blues, e o encerramento ficou por conta da banda Biquíni Cavadão, que animou o público com sucessos que marcaram gerações.
O evento também contou com a presença de autoridades, representantes do setor cultural, artistas locais e convidados especiais, que prestigiaram a abertura do festival e destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura e do turismo no estado.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve presente no 1º dia de evento onde ressaltou a importância do festival para a geração de emprego e renda local, além de destacar o potencial turístico ainda pouco explorado do município.
"Para nós, é muito importante a grande geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda que este festival proporciona ao povo de Pedro II. Pedro II tem um potencial turístico muito maior do que o que já foi descoberto. Por isso, o festival cumpre um papel fundamental ao despertar toda a comunidade do Piauí, do Nordeste do Brasil e até do mundo para esse potencial. As pessoas vêm à noite para os shows e, durante o dia, podem aproveitar as paisagens naturais únicas que temos aqui. Além disso, o artesanato, a gastronomia e o povo acolhedor, características marcantes do nosso povo do Piauí, especialmente de Pedro II, fazem dessa região um lugar realmente muito especial no nosso Estado", enfatizou o governador.
O superintendente do Sebrae, Júlio César Filho, destacou a importância do empreendedorismo nos territórios, ressaltando seu potencial para transformar a realidade das comunidades locais e gerar novas oportunidades de desenvolvimento.
“O Festival de Inverno é um modelo de como cultura, turismo e empreendedorismo podem caminhar juntos e transformar a realidade dos territórios. O Sebrae é um dos idealizadores do festival e parceiro desde a primeira edição. Temos muito orgulho de, ano após ano, ajudar a impulsionar os pequenos negócios, fortalecer o artesanato, a gastronomia e o turismo de Pedro II. Nossa expectativa é superar os resultados de 2024, quando os empreendedores faturaram quase R$ 600 mil só nas Vilas Empreendedora e Gastronômica. Este evento é uma vitrine do que o Piauí tem de melhor, e um motor importante de desenvolvimento”, frisou.
O secretário de cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, esteve presente na abertura do Festival de Inverno de Pedro II e acompanhou de perto as primeiras atividades do evento. Em entrevista, ele ressaltou o empenho da equipe na realização de uma edição que valoriza tanto a estrutura quanto o conteúdo artístico.
"Estamos muito felizes e entusiasmados por entregar um festival de qualidade para Pedro II e todo o povo do Piauí. Com apoio total do governador Rafael Fonteles, organizamos feirinhas espalhadas pela cidade, além da pinacoteca, do memorial e do Palco Opala com atrações nacionais. O mais especial é ver artistas piauienses brilhando no palco principal, como Alquimia Tropical e Alma Roots. A praça está lotada e a abertura com Marina Elali emocionou o público ao interpretar sucessos de Roberto Carlos", destacou.
O secretário de Turismo, Daniel Oliveira, apontou os impactos positivos na geração de emprego e renda, além de anunciar a autorização do estudo técnico para a implantação de um teleférico, iniciativa que promete impulsionar ainda mais o turismo local
"Pedro II se consolida, com esta 19ª edição do Festival de Inverno, como uma cidade acolhedora que promove o turismo e o empreendedorismo por meio desse grande evento. É um verdadeiro caso de sucesso, mostrando como o festival contribui para a geração de emprego, renda e novas oportunidades. O Governo do Estado tem apoiado essa transformação e, inclusive, já autorizou um estudo técnico para a implantação de um teleférico na cidade, fortalecendo ainda mais o potencial turístico da região", enfatizou.
O deputado federal Júlio César marcou presença no primeiro dia do Festival de Inverno de Pedro II. Durante o evento, ele ressaltou o crescimento e a importância do festival para o fortalecimento cultural e econômico da região.
"A expectativa é muito grande. Vejo aqui muita motivação, alegria e o desejo de superar, a cada ano, os recordes anteriores. A história de Pedro II já ganhou destaque em todo o Piauí e no Nordeste, e, do jeito que o festival está crescendo, tem tudo para alcançar projeção nacional. Estamos aqui participando — eu, a senadora Jussara, Júlio Filho e Georgiano Neto — interagindo com as lideranças locais e fortalecendo nosso relacionamento. Temos a convicção de que o evento seguirá crescendo e superando todas as edições passadas", destacou.
A senadora Jussara Lima esteve presente no evento onde destacou os diversos atrativos naturais do município, como as minas de opala, e o impacto positivo do festival sobre o setor hoteleiro local.
"O festival movimenta a economia da cidade, que conta com diversos atrativos turísticos, como as minas de opala. O setor hoteleiro também é bastante beneficiado, já que muitas pessoas vêm de fora para prestigiar o evento, que já é reconhecido não só no Piauí, mas em todo o Brasil. Pedro II é uma cidade bonita, agradável, com clima frio e acolhedor. Sempre somos muito bem recebidos aqui — e eu tenho a honra de ser cidadã desta linda cidade", afirmou.
A cantora Marina Elali, uma das principais atrações do primeiro dia do festival, compartilhou suas impressões sobre a experiência de se apresentar no palco de Pedro II.
"Ganhei um coração de opala e quero dizer que vou levar Pedro II no meu coração, de verdade. Adorei o show, a energia do público, as pessoas cantando juntas, as músicas lindas e o ambiente familiar, tudo muito organizado. É muito gratificante ver as pessoas respirando arte e celebrando um evento tão bonito. Parabéns! Soube que este já é o 19º ano do festival, o que mostra a dedicação de todos em manter uma festa tão rica em música e cultura", destacou.
O prefeito de Joaquim Pires, Deyvison Cruz esteve presente no Festival de Inverno de Pedro II para acompanhar de perto as atividades e celebrar o fortalecimento cultural e econômico da região.
"O Festival de Inverno de Pedro II é um exemplo inspirador de como a cultura pode transformar vidas e fortalecer nossa região. Eventos como este valorizam nossas tradições, movimentam a economia local e atraem turistas de todo o país", relatou.
A programação do Festival de Inverno de Pedro II continua nesta sexta-feira (20) com shows de Florais da Terra Quente, Xande de Pilares e Criolo. No sábado (21), o público poderá conferir apresentações de Alquimia Tropical, Nenhum de Nós, Samuel Rosa e Retrohits. O encerramento, no domingo (22), ficará por conta de Alma Roots, Detonautas e Calango Joy, garantindo um desfecho vibrante para quatro dias de muita música, cultura e celebração da identidade regional.