Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira (24/6) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026 para três nomes ligados ao campo conservador: o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O único cenário em que Lula venceria seria contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Apesar de Jair Bolsonaro estar atualmente inelegível até 2030, após condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, seu nome ainda lidera as preferências em vários cenários.
Na simulação espontânea de primeiro turno — quando os eleitores citam nomes livremente — Bolsonaro aparece com 19,5% das intenções de voto, seguido de perto por Lula, com 18,8%, configurando um empate técnico dentro da margem de erro.
No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Bolsonaro lidera com 37,2%, contra 32,8% do atual presidente.
A sondagem também simulou disputas diretas no segundo turno entre Lula e outros possíveis candidatos da direita. Confira os resultados:
Jair Bolsonaro: 46,5%
Luiz Inácio Lula da Silva: 39,4%
Michelle Bolsonaro: 44,4%
Lula: 39,5%
Tarcísio de Freitas: 43,6%
Lula: 40,3%
Eduardo Bolsonaro: 39,1%
Lula: 41,6% (único cenário de vitória do petista)
Os números reforçam o desgaste enfrentado pelo governo Lula em parte do eleitorado, mesmo diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro. O bom desempenho de Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas indica que a direita tenta construir alternativas viáveis para 2026, caso o ex-presidente permaneça fora da disputa.
A pesquisa mostra ainda que o nome Bolsonaro continua influente no cenário nacional, especialmente entre os eleitores de perfil conservador, e que o governo Lula terá desafios relevantes para consolidar apoio em busca de uma eventual reeleição.