O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), que o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, comunicou oficialmente ao partido que não será candidato à reeleição como vice na chapa do governador Rafael Fonteles (PT) em 2026. A decisão foi compartilhada durante uma reunião com lideranças emedebistas realizada na residência de Themístocles.
Segundo o senador, a decisão de Themístocles já havia sido tratada diretamente com o governador Rafael Fonteles na semana passada, e agora começa a repercutir dentro da legenda. A tendência, de acordo com Marcelo Castro, é que o MDB permaneça na base governista, apesar da insatisfação provocada pela perda de espaço na chapa majoritária.
"Estivemos hoje na casa do vice-governador. Participaram da conversa eu, o deputado João Madson e era para estar também o deputado Severo, que está em viagem internacional. Queríamos ouvir diretamente do presidente Themístocles Filho sobre essa situação, que já se tornou pública. O governador informou que o próximo vice será do PT. Agora, é preciso amadurecer a ideia, reunir o partido e deliberar sobre os próximos passos", relatou Marcelo Castro.
O senador destacou que o momento é de reflexão e cautela. Embora reconheça a tranquilidade e a experiência política de Themístocles, Marcelo admitiu que há desconforto dentro da legenda.
"O Themístocles está sereno, é um político experiente, mas, evidentemente, isso gera desconforto não apenas para ele, mas para o partido como um todo. Precisamos tratar isso com equilíbrio, prudência e sem pressa. Não é uma situação confortável. O fato de alguém estar no cargo e não permanecer naturalmente causa um impacto. Mas não há uma posição definitiva ainda". afirmou.
Na semana passada, o senador já havia antecipado ao Portal R10 que aguardava essa conversa com o vice-governador para compreender o cenário político e discutir os rumos do MDB nas eleições de 2026. Ele ressaltou, na ocasião, que a sigla espera ser valorizada, considerando o histórico de alianças com o PT no estado.