O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (04) com vereadores e autoridades com o intuito de debater e encaminhar ações para resolver problemas que envolvem o Aterro Sanitário da cidade. A reunião aconteceu no gabinete do gestor. A discussão ocorre após a morte do menino David Kauan Silva da Costa, de 12 anos, ocorrida no dia 22 de junho. O garoto foi atropelado por um trator enquanto dormia no local, onde costumava buscar materiais recicláveis.
Ao falar da situação do aterro, o chefe do executivo municipal falou da mudança no descarte do lixo e da situação da limpeza pública. ‘’A licitação que está em curso vai mudar a situação do aterro sanitário, ele receberá apenas o lixo inerte – capina e varrição. Na hora que acabar de depositar plástico, metal, vidro e papelão, o pessoal que hoje cata o lixo para aumentar a sua renda sairá naturalmente. A gente quer uma cidade mais limpa, todo mundo está reclamando, começa aqui de nós’’, disse Silvio.
Como encaminhamentos principais, o prefeito falou em duas principais mudanças que envolvem os catadores. ‘’Primeiro: nós vamos cercar o local onde o caminhão vai levar o lixo coletado atualmente, fazer uma cerca mesmo. Segundo: vamos limpar um galpão grande que tínhamos feito para botar pneus por conta da dengue, e então colocar o pessoal da educação em atividade como se fosse uma escola aberta de final de semana, criar atividades para essas crianças para não irem com as mães no local da coleta’’, finalizou o gestor.