Sábado, 20 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 9835-5876
Capitão de Campos

Capitão de Campos

Celso Oliveira Correspondente do município.

[email protected]

(86) 9835-5876

Cidades - Artes

Postada em 13/10/2018 ás 10h55

Publicada por: Celso Oliveira

Fonte: Jornalista Celso Oliveira

Artista Dida Melo recebe documentário Maria dos Prazeres
A professora e artista plástica Dida Melo, recebeu documentário em que participou sobre a escravidão
Artista Dida Melo recebe documentário Maria dos Prazeres

Professora Dida Melo recebendo documentário das mãos de produtor Celso Oliveira

A professora e artista plástica capitãodecampense, Dida Mello,  recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 11 de outubro recebeu a visita do amigo professor, Celso Oliveira que na oportunidade entregou à artista uma cópia do DVD/Documentário: Maria dos Prazeres, a escrava de Cocal de Telha-PI.

O documentário trás a história inédita de escrava que viveu na região na formação colonial do estado, em meados do século XVII e nunca escrita. Através de pesquisas, o professor Celso Oliveira juntou relatos pessoais da história e dos milagres, registros do local da fazenda onde a escrava viveu e o cemitério que existe o túmulo "Cupin", onde a escrava foi enterrada vida.

Uma história cheia de sofrimentos da escravidão, encantos, misticismo e milagres de um povo que viu de perto as últimas atrocidades da transição de regimes, escravidão e coronelismo. Segundo relata o documentário, a escrava teria vivido na fazenda Mestiças, herança da colonização piauiense e que seu coronel, conhecido como "Lu", teria mandando-a a um lavado de roupa com hora marcada para chegar de volta, sob a certeza que se assim não fizesse seria enterrada viva. Maria não conseguiu e a ordem foi cumprida, sendo Maria dos Prazeres, enterrada viva no local onde hoje é conhecido como "Cemitério do Cupin da Nêga", na comunidade Calengue, município de Cocal de Telha-PI.

Dida Melo como professora geógrafa e bastante conhecedora da região, tendo realizado inúmeros trabalhos e pesquisas escolares, colaborou com o documentário relatando o que encontrou em suas pesquisas sobre a trágica história da escrava que após anos de sua morte recebe orações e preces em busca de curas.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium