Terça, 20 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Piauí - Condições insalubres

Postada em 24/10/2018 ás 17h12

Publicada por: Bruna Dias

Crianças e adolescentes são flagrados trabalhando em lixão no Piauí
Quatro famílias foram encontradas em condições insalubres no local.
Crianças e adolescentes são flagrados trabalhando em lixão no Piauí

Foto: Divulgação/MPT-PI

Fiscais do Ministério Público do Trabalho encontraram quatro famílias em condições insalubres no lixão de Luís Correia, litoral piauiense. O local fica a 500 metros da praia de Atalaia. O ambiente não tem controle de acesso e uma residência foi construída no terreno. Além disso, cinco crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos foram flagrados trabalhando na catação de lixo. Uma adolescente de 15 anos afirmou que auxilia os pais nessa atividade desde os 7. No total, mais de 20 pessoas foram identificadas trabalhando no local.

O procurador do Trabalho Edno Moura conta que o local está negligenciado pelo poder público. “Os lixões já deveriam ter sido, pelo menos, convertidos em aterros controlados. Esse local é completamente aberto e o município apenas recolhe os resíduos nas ruas e os despeja lá. Não há preocupação ambiental ou com as pessoas que tiram o seu sustento desse lugar. Um descaso do poder público com um tema que deveria ser prioritário para qualquer município: a questão da acomodação dos resíduos produzidos pela sociedade”, ele critica. Após a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), o poder público foi contatado, deverá localizar outro espaço para construir um aterro sanitário e fechar o local, como medida de médio e longo prazos, uma vez que são necessárias a análise do lugar para criar um novo espaço e uma licença ambiental.

Enquanto o aterro sanitário não for construído, o município deverá apresentar um cronograma para executar as seguintes medidas: cercar o lixão e controlar o acesso de pessoas; encontrar uma nova residência para a família que mora no lugar; destruir a casa fincada no terreno; não permitir que habitações sejam construídas no terreno; fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para os catadores e restringir o acesso ao lugar. Além disso, em hipótese alguma, deverá ser permitido o acesso de crianças e adolescentes ao lixão.

Fonte: MPT-PI

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Diego Teixeira faz homenagem ao dia nacional da consciência negra; veja!

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Gestores de Lagoinha participam do 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

Joaquim Pires-PI Por João Victor

SMELT realizou a abertura da Copa Joaquimpirense 2018

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Dia D do Novembro Azul tem ações na UBS Fátima

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Prefeitura inicia calçamento próximo a Caixa D’água

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium