Domingo, 05 de abril de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Full Banner Cachoeiras
Política - Políticos

Postada em 27/10/2018 ás 10h00 - atualizada em 28/10/2018 ás 09h47

Publicada por: Gustavo Henrique

TSE convida partidos para acompanhar apuração de votos
Neste sábado (27), os convidados receberão informações detalhadas sobre como será o procedimento.
TSE convida partidos para acompanhar apuração de votos

Foto: Divulgação/Reuters

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou ofício aos 35 partidos políticos registrados na Corte convidando-os para acompanhar diretamente em sua sede a totalização dos votos no próximo domingo, dia 28, segundo turno das eleições. O convite também foi estendido a outras oito instituições: Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Controladoria-Geral da União (CGU), Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

A iniciativa já havia ocorrido no primeiro turno do pleito deste ano.  A Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, do candidato à presidência Jair Bolsonaro, ingressou nesta sexta-feira (26) com petição no TSE, solicitando que até cinco representantes indicados pelo grupo e outros cinco pela coligação adversária, O Povo Feliz de Novo, do candidato Fernando Haddad, pudessem acompanhar a totalização no Tribunal.

A solicitação foi prontamente atendida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que, no despacho em que acolheu o pedido, lembrou que o próprio Tribunal já havia tomado a iniciativa do convite a ambas as coligações para acompanhamento da totalização de votos e divulgação de resultados nos dois turnos das eleições. A ministra ressaltou ainda em sua decisão que os representantes das coligações poderão acessar quaisquer salas e espaços físicos no TSE, no dia da eleição.

No primeiro turno, convidado pelo TSE a acompanhar os trabalhos de totalização diretamente na Corte, o Partido Social Liberal (PSL), que integra a Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, não indicou representante. 

Transparência

O convite feito pelo TSE permitirá que os partidos e demais instituições convidadas possam acompanhar in loco a totalização e a divulgação dos resultados neste segundo turno do pleito. Realizada pelo TSE a partir das informações dos boletins de urna encaminhadas por uma rede exclusiva pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), a totalização é iniciada logo após o encerramento da votação em cada um dos estados.

Os representantes indicados poderão acompanhar a totalização dos votos, a partir das 17h do próximo domingo, numa sala destinada a esse propósito na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no prédio anexo ao edifício-sede do TSE, em Brasília.

Neste sábado (27), os convidados receberão informações detalhadas sobre como será o procedimento de acompanhamento da totalização, em reunião no TSE.

Fonte: TSE

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Paróquia São José lança programação especial para Semana Santa

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

São João do Arraial segue sem nenhum caso confirmado de Coronavírus

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Prefeitura inicia entrega de cestas básicas em Floriano

São Francisco do Piauí Por Abdoral Pimentel

Grave acidente em São Francisco do Piauí não deixa feridos

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium