O aluno do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnológia do Piauí(IFPI) de Uruçuí, Vinnycius Gabriel Moreira Sandes, de 15 anos de idade, está concorrendo a uma vaga de representante juvenil pelo estado do Piauí no PJM-Parlamento Juvenil Mercosul. Para chegar a esta fase, Vinnycius teve que passar por outras duas, a de inscrição na qual anexou um projeto, e a de seleção, que escolheu os melhores projetos. O projeto enviado na primeira fase por Vinnycius tem como tema: "A importância da participação do jovem na política e na sociedade brasileira".
+ São João do Arraial um município em desenvolvimento
+ Reinaugurada nova loja do Armazém Paraíba em São João do Arraial
O projeto de Vinnycius tem como principais objetivos: a participação e a interação juvenil, estimulação juvenil ao acompanhamento político, estimulação ao jovem para que seja atuante na sociedade. Nesta fase de votação, estão aptos a votar jovens de 14 a 18 anos, a votação será feita dos dias 19 a 23 de novembro, pelo site: https://pjm.mec.gov.br/
Vinnycius Gabriel Moreira Sandes sempre estudou em escola pública, e já neste ano Vinnycius foi premiado com uma medalha pelo seu bom desempenho na prova da OBMEP.
"Caso seja eleito, será uma alegria enorme, tranformar-me na voz de todos os jovens", afirma Vinnycius.
O PJM surgiu dentro do setor educacional do Mercosul, e trata como tema geral: O ensino médio que queremos. O projeto prevê mandato de dois anos, e está iniciando sua quinta edição (2018-2020) para exercício de voz na tomada de decisões coletivas.
O Parlamento Juvenil do Mercosul promove a participação de estudantes do ensino médio público dos países membros do bloco-Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, servindo como espaço para encontro e diálogo entre os jovens. Destinado a alunos com idade entre 14 e 18 anos, o PJM discute temáticas de interesse comum e com foco na formação política e cidadã da juventude.