Quarta, 21 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
(86) 999077777
Cleverson Moreira

Cleverson Moreira

Professor / Coach Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.

[email protected]

(86) 999077777

Concursos - ESTUDOS

Postada em 07/11/2018 ás 10h25 - atualizada em 07/11/2018 ás 10h56

Publicada por: Professor / Coach

Estudar por videoaulas ou pelos livros?
Qual desses métodos é o mais eficaz?
Estudar por videoaulas ou pelos livros?

Foto: divulgação.

Os estudos por videoaulas e por livros (apostilas ou PDFs) são ambos muito utilizados e importantes desde que bem aproveitados. Para fazer uma comparação entre essas duas formas de estudos, vou usar uma analogia quer gosto muito: imagine que explorar o conhecimento através das videoaulas e das leituras seja como escolher entre duas sensações: voar ou mergulhar.

Explicando: na videoaula você faz um sobrevôo para ter a visão panorâmica da matéria (preparar a mente para aprender o conteúdo) ou para se recordar de maneira massiva um vasto conhecimento já adquirido. Nos livros você faz um mergulho direto para aprofundar os conteúdos de forma pontual, próxima e específica.

Para meus alunos e coachees, eu costumo sugerir que haja um bom senso nessa escolha, valendo como variáveis para tomar essa decisão desde um teste do perfil de aprendizagem (que costumo aplicar a eles), o tempo disponível até a prova, nível de confiabilidade e assimilação do material e também o conhecimento prévio das matérias do concurso.

Se ainda restar indecisão, costumo sugerir as  videoaulas para matérias novas ou que você tenha maior dificuldade e os livros para quem precisar deixar a matéria mais solidificada na memória.  Alguns professores e coaches sugerem ainda que se utilize asa videoaulas para as revisões após os estudos das vastas doutrinas ou para atualização das matérias doa cursos extensos como graduações e pós-graduações. Claro que essas indicações podem variar conforme seja o caso. 

Por fim, vale lembrar que essa escolha deve respeitar seu tempo, seu concurso, suas habilidades e principalmente o seu estilo pessoal de aprendiz.  

Bons estudos! Prof. Cleverson Moreira. 

Fonte: Autoria.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium