Quinta, 21 de fevereiro de 2019
(86) 99915-1055
Full paper
Tecnologia - Evento

Postada em 07/11/2018 ás 15h34

Publicada por: Gustavo Miranda

Piauí participa de intercâmbio sobre semiárido na Argentina
O intercâmbio é uma realização do Fida, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.
Piauí participa de intercâmbio sobre semiárido na Argentina

Foto: Ascom

A diretora técnica do Programa Viva o Semiárido (PVSA), Lúcia Araújo, representa a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), na primeira edição do “Intercâmbio de Saberes nos Semiáridos da América Latina - Acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo – Chaco Trinacional”, realizado na cidade de Salta, na Argentina, de 06 a 10 de novembro. Lúcia segue representando o Piauí com Maria Aparecida Rodrigues, da Comunidade Quilombola Paquetá, localizada no município de São João da Varjota. 

O evento apresenta temáticas ligadas a metodologias de mapeamento participativo para acesso aos recursos naturais, além de contar com programação de visitas a várias regiões, ao exemplo de Pilcomayo, fronteira da Argentina, Bolívia e Paraguai; e Morillo, em Los Biancos. As comitivas e equipes participantes também conhecerão experiências de ocupação efetiva dos territórios indígenas, na Argentina; experiências de acesso à água, produção, serviços; organizações camponesas locais que mostrarão o trabalho realizado naquelas regiões no tocante ao acesso à terra e à produção.

Fazem parte da comitiva representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) na Paraíba (Procase), Piauí (Viva o semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), assim como organizações da sociedade civil no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua e El Salvador.

''Temos, no evento, a participação de vários projetos Fida no Brasil, com representantes mulheres em sua maioria. Tivemos, no início do evento, participação de representantes de projetos na América Latina, além de acompanharmos a situação de comunidades empobrecidas em relação à terra, água e de políticas realizadas para as minorias dessas populações'', ressaltou a diretora da SDR.

O intercâmbio é uma realização do Fida, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e Fundapaz, em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.

Fonte: Semear Internacional

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Prefeitura de Água Branca inicia construção de módulos sanitários

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Preso em flagrante pela Denarc, acusado de vender Maconha e Crack em Timon

Redenção do Gurgueia Por Ampario Gil Pereira de Figueiredo

Bloco Me Abraça define programação do carnaval da rua Baiana

Monsenhor Gil Por Alberto Junior

Corso de Monsenhor Gil; Confira a programação

Miguel Leão Por Edverton de Oliveira Monte

Prefeitura realiza roço e limpeza nas margens da rodovia de acesso a cidade

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium