Quarta, 17 de julho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Inovance super banner
Tecnologia - Evento

Postada em 07/11/2018 ás 15h34

Publicada por: Gustavo Miranda

Piauí participa de intercâmbio sobre semiárido na Argentina
O intercâmbio é uma realização do Fida, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.
Piauí participa de intercâmbio sobre semiárido na Argentina

Foto: Ascom

A diretora técnica do Programa Viva o Semiárido (PVSA), Lúcia Araújo, representa a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), na primeira edição do “Intercâmbio de Saberes nos Semiáridos da América Latina - Acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo – Chaco Trinacional”, realizado na cidade de Salta, na Argentina, de 06 a 10 de novembro. Lúcia segue representando o Piauí com Maria Aparecida Rodrigues, da Comunidade Quilombola Paquetá, localizada no município de São João da Varjota. 

O evento apresenta temáticas ligadas a metodologias de mapeamento participativo para acesso aos recursos naturais, além de contar com programação de visitas a várias regiões, ao exemplo de Pilcomayo, fronteira da Argentina, Bolívia e Paraguai; e Morillo, em Los Biancos. As comitivas e equipes participantes também conhecerão experiências de ocupação efetiva dos territórios indígenas, na Argentina; experiências de acesso à água, produção, serviços; organizações camponesas locais que mostrarão o trabalho realizado naquelas regiões no tocante ao acesso à terra e à produção.

Fazem parte da comitiva representantes dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) na Paraíba (Procase), Piauí (Viva o semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), assim como organizações da sociedade civil no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua e El Salvador.

''Temos, no evento, a participação de vários projetos Fida no Brasil, com representantes mulheres em sua maioria. Tivemos, no início do evento, participação de representantes de projetos na América Latina, além de acompanharmos a situação de comunidades empobrecidas em relação à terra, água e de políticas realizadas para as minorias dessas populações'', ressaltou a diretora da SDR.

O intercâmbio é uma realização do Fida, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e Fundapaz, em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.

Fonte: Semear Internacional

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Assunção do Piauí Por Valter Lima

Prefeito Netinho recebe ambulância proveniente de emenda de Júlio César

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Civil/Timon cumpre mandado e prende acusado de tráfico de drogas

Altos-PI Por Jair Fran

Prefeitura promoveu projeto 'Cuidando da Saúde da Criança' em Altos

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

Festejos em homenagem a São José iniciam na quinta-feira (18) em Cabeceiras

Porto-PI Por R10 municípios

Lideranças de Porto pedem a volta da Agespisa à operação do sistema de água

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium