Em homenagem ao centenário de um dos nomes mais importantes da política piauiense, o governador Wellington Dias condecorou, nessa quinta-feira (8), 45 personalidades piauienses com a Medalha da Ordem Estadual Centenário Alberto Tavares e Silva.
Dentre os homenageados, políticos, empresários, jornalistas, engenheiros e pessoas que colaboraram com a atuação de Alberto Silva pelo desenvolvimento do Piauí.
De acordo com o chefe do Executivo piauiense, a homenagem significa trazer à memória, nesse momento em que Alberto Silva estaria fazendo 100 anos, se vivo fosse, uma pessoa que teve um papel importante para o estado do Piaui. “Teve problemas no seu governo, teve atrasos de salários, mas é preciso reconhecer que era um grande realizador, com importantes obras e projetos. Foi um grande brasileiro”, comenta Wellington.
Dias também ressalta que Alberto Silva sempre foi uma grande inspiração pessoal e para os piauienses. “Confesso que, como muitos piauienses, o dr. Alberto me inspirou a olhar diferente para o Piauí, como uma terra de oportunidades. Ele me inspirou a acreditar na nossa gente, que é possível alcançar uma condição de desenvolvimento. E quero seguir seus ideais, independente de partido político, acima de tudo acreditando no Brasil e no Piauí”, disse o governador.
Na oportunidade, Wellington encaminhou um documento à Assembleia Legislativa do Piauí solicitando que a rodovia em direção à Pedra do Sal, em Parnaíba, se chame Alberto Tavares Silva, em homenagem a este grande piauiense.
O ex-ministro João Henrique Sousa ressaltou que “tudo aquilo que o Piauí puder fazer para homenagear Alberto Silva, ainda é pouco. Alberto foi um grande homem, ele era excepcional, que viveu permanentemente à frente do seu tempo, que prestou serviços para o Brasil inteiro, especialmente para o Piauí . Quando ele chegou aqui, há 45 anos, nós não tínhamos absolutamente nada de processo de desenvolvimento. E ele, desde sempre, esteve à frente do seu tempo. Quando ele falava em paradas de ônibus com ar condicionado, ele chegou a ser ridicularizado, e hoje vemos a Prefeitura de Teresina tornando a sua ideia realidade. Me sinto muito honrado em poder estar aqui recebendo essa homenagem por ter contribuído para os governos de Alberto Silva”.
A família de Alberto Silva esteve presente à solenidade. A neta Cláudia Tavares Silva externou o agradecimento pela criação da outorga. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento a todas as ações, às obras e pelo que a vida política do meu avô representou para esse estado. É muito bom poder estar aqui ao lado de algumas pessoas que ajudaram na construção de seus projetos, que foram inúmeros, tanto que seria impossível condecorar a todas. Meu avô segue como um exemplo de um sonhador, que com muito trabalho, dedicação e amor fez muito pelo Piauí”, disse Cláudia.
Histórico
Engenheiro por formação, Alberto Tavares e Silva foi governador do Estado por duas ocasiões; entre os anos de 1971 e 1975, e de 1987 a 1991. Foi senador da República pelo Piauí entre os anos de 1979 e 1987, e 1999 e 2007. Além disso, ocupou o cargo de deputado federal nos quadriênios 1995-1999 e 2007-2009.
Como governador do Estado, ele foi responsável por viabilizar a construção de importantes estradas, que ligaram o estado de norte a sul, o metrô de Teresina, além de inaugurar o Estádio Albertão, maior praça esportiva do estado e que leva o seu nome.
Ocupando o cargo de senador da república, Silva foi o responsável por lançar, ainda em 2001, o projeto da primeira usina a produzir biodiesel por meio da mamona, no mundo, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Alberto Tavares e Silva, nasceu no município de Parnaíba, em 10 de novembro de 1918 e faleceu no ano de 2009, em Brasília.
Homenageados