Domingo, 18 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Piauí - Cerimônia

Postada em 09/11/2018 ás 11h45 - atualizada em 09/11/2018 ás 11h56

Publicada por: Wesley Rodrigues

Governo homenageia personalidades com Medalha Centenário Alberto Silva
Rodovia em Parnaíba se chamará Alberto Tavares Silva, em homenagem ao grande piauiense.
Governo homenageia personalidades com Medalha Centenário Alberto Silva

Foto: Divulgação

Em homenagem ao centenário de um dos nomes mais importantes da política piauiense, o governador Wellington Dias condecorou, nessa quinta-feira (8), 45 personalidades piauienses com a Medalha da Ordem Estadual Centenário Alberto Tavares e Silva.

Dentre os homenageados, políticos, empresários, jornalistas, engenheiros e pessoas que colaboraram com a atuação de Alberto Silva pelo desenvolvimento do Piauí.

De acordo com o chefe do Executivo piauiense, a homenagem significa trazer à memória, nesse momento em que Alberto Silva estaria fazendo 100 anos, se vivo fosse, uma pessoa que teve um papel importante para o estado do Piaui. “Teve problemas no seu governo, teve atrasos de salários, mas é preciso reconhecer que era um grande realizador, com importantes obras e projetos. Foi um grande brasileiro”, comenta Wellington.

Dias também ressalta que Alberto Silva sempre foi uma grande inspiração pessoal e para os piauienses. “Confesso que, como muitos piauienses, o dr. Alberto me inspirou a olhar diferente para o Piauí, como uma terra de oportunidades. Ele me inspirou a acreditar na nossa gente, que é possível alcançar uma condição de desenvolvimento. E quero seguir seus ideais, independente de partido político, acima de tudo acreditando no Brasil e no Piauí”, disse o governador.

Na oportunidade, Wellington encaminhou um documento à Assembleia Legislativa do Piauí solicitando que a rodovia em direção à Pedra do Sal, em Parnaíba, se chame Alberto Tavares Silva, em homenagem a este grande piauiense.

O ex-ministro João Henrique Sousa ressaltou que “tudo aquilo que o Piauí puder fazer para homenagear Alberto Silva, ainda é pouco. Alberto foi um grande homem, ele era excepcional, que viveu permanentemente à frente do seu tempo, que prestou serviços para o Brasil inteiro, especialmente para o Piauí . Quando ele chegou aqui, há 45 anos, nós não tínhamos absolutamente nada de processo de desenvolvimento. E ele, desde sempre, esteve à frente do seu tempo. Quando ele falava em paradas de ônibus com ar condicionado, ele chegou a ser ridicularizado, e hoje vemos a Prefeitura de Teresina tornando a sua ideia realidade. Me sinto muito honrado em poder estar aqui recebendo essa homenagem por ter contribuído para os governos de Alberto Silva”.

A família de Alberto Silva esteve presente à solenidade. A neta Cláudia Tavares Silva externou o agradecimento pela criação da outorga. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento a todas as ações, às obras e pelo que a vida política do meu avô representou para esse estado. É muito bom poder estar aqui ao lado de algumas pessoas que ajudaram na construção de seus projetos, que foram inúmeros, tanto que seria impossível condecorar a todas. Meu avô segue como um exemplo de um sonhador, que com muito trabalho, dedicação e amor fez muito pelo Piauí”, disse Cláudia.

Histórico

Engenheiro por formação, Alberto Tavares e Silva foi governador do Estado por duas ocasiões; entre os anos de 1971 e 1975, e de 1987 a 1991. Foi senador da República pelo Piauí entre os anos de 1979 e 1987, e 1999 e 2007. Além disso, ocupou o cargo de deputado federal nos quadriênios 1995-1999 e 2007-2009.

Como governador do Estado, ele foi responsável por viabilizar a construção de importantes estradas, que ligaram o estado de norte a sul, o metrô de Teresina, além de inaugurar o Estádio Albertão, maior praça esportiva do estado e que leva o seu nome.

Ocupando o cargo de senador da república, Silva foi o responsável por lançar, ainda em 2001, o projeto da primeira usina a produzir biodiesel por meio da mamona, no mundo, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Alberto Tavares e Silva, nasceu no município de Parnaíba, em 10 de novembro de 1918 e faleceu no ano de 2009, em Brasília.

Homenageados

Academia Piauiense de Letras Alcenor Barbosa de Almeida Amadeu Campos de Carvalho Filho Antônio de Pádua Franco Ramos Antônio Fonseca dos Santos Neto Antônio Luíz Cronemberger Sobral Armando Madeira Basto – “Post Mortem” Bertolino Marinho Madeira Campos Cid de Castro Dias Ciro Nogueira Lima – “Post Mortem” Cláudia Cristina da Silva Fontineles Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – Crea-PI

 

Constantino Pereira de Sousa – “Post Mortem” Darcy Fontenelle de Araújo – “Post Mortem” Elvira Mendes Raulino de Oliveira Firmino da Silveira Soares Filho Florisa de Mello Tavares Silva Francílio Ribeiro de Almeida – “Post Mortem” Francisco Tomaz Teixeira Heitor Castelo Branco Filho Iran Mendes do Nascimento Jesus Elias Tajra João Cláudio da Silva Moreno João Henrique de Almeida Sousa João Paulo dos Reis Velloso João Tavares Silva Filho – “Post Mortem” João Vicente de Macêdo Claudino Joel da Silva Ribeiro José Antenor Castro Neiva – “Post Mortem” José de Arimatéia Azevedo José Elias Tajra Kenard Kruel Fagundes dos Santos Lourival Sales Parente Lucídio Portela Nunes – “Post Mortem” Luiz Ayrton Santos Manoel Lopes Veloso – “Post Mortem” Marcelo Costa e Castro Marco Antônio Ayres Corrêa Lima Murilo Ferreira de Rezende Norbelino Lira de Carvalho Raimundo Wall Ferraz – “Post Mortem” Romildo Macêdo Mafra Severo Maria Eulálio – “Post Mortem” Valdenor Pinheiro Silva Zózimo Tavares Mendes

Fonte: SECOM

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

São João da Serra Por Cosme Jales

Pelo Selo/UNICEF semana do bebê acontece com riqueza de informações

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Escola CEEPRU realiza a V Agroinfo em Colônia do Gurgueia

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Prefeito Dr. Alcione Barbosa inaugura cabine de narração do estádio Abidião

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

Campeonato olhodaguense de Futebol terá início neste fim de semana

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

Rodoviária de Gilbués está abandonada pelo poder público

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium