Quarta, 20 de fevereiro de 2019
(86) 99915-1055
Full paper
Política - Reunião

Postada em 09/11/2018 ás 14h43 - atualizada em 10/11/2018 ás 09h18

Publicada por: Bruna Dias

Wellington trata de pautas federativas com Ciro Nogueira
Novos investimentos para o Piauí também foram foco da reunião.
Wellington trata de pautas federativas com Ciro Nogueira

Foto: Jorge Bastos

O governador Wellington Dias recebeu em audiência, nesta sexta-feira (09), no Palácio de Karnak, o senador Ciro Nogueira. No encontro, trataram de pautas federativas, dentre elas, previdência, economia, políticas sociais e novos investimentos. 

Na ocasião, o governador destacou a importância da atuação do Senado Federal na construção de alguns temas, tais como o da previdência. "A proposta que está lá não é viável, há a necessidade de se trabalhar com a regra de cálculo atuarial, baseado no compromisso total dos planos com seus participantes. Dentro da regra desse cálculo, temos uma solução para o presente e para o futuro", disse Wellington.

O crescimento da economia e as políticas sociais também foram pontos abordados. "Ter alternativa para o país gerar emprego e renda e fazer a economia girar. Não temos como suportar medidas para conter despesas sem ter medidas para fazer a economia crescer. A receita não pode cair, pois desequilibra de novo. Quanto a parte social, é preciso evitar providências que possam atingir o fundo relacionado à saúde e educação para não desequilibrar Município e Estado. Já estamos tratando no Supremo de algumas medidas tomadas pelo governo federal que prejudica Estados e Munícípios no que diz respeito aos recursos do Fundo de Participação dos Estados", explicou Dias.

Ainda segundo o chefe do Executivo piauiense, outra pauta que depende muito do Senado é a da cessão onerosa, que se trata de um contrato firmado em 2010, em que o governo cedeu uma parte da área do pré-sal para a Petrobras, que teve o direito de explorar bilhões de barris de petróleo. "O dinheiro está ficando todo com a União e os Estados e Muncipios terão prejuízo, pois haverá uma dedução do total do imposto de renda. Nós sugerimos uma compensação e ficou estabelecido que 15% do total seria repassado aos Estados e Municípios", pontuou o governador.

Por fim, novos investimentos para o Piauí também foram foco da reunião. "Diversas obras hídricas estão sendo reotomadas no estado e vim conversar com o governador sobre as prioridades para que o Piauí receba os investimentos. Tratamos de um cronograma para acertar algumas liberações que temos por parte do governo federal e vamos ter agenda com a Caixa Econômica e Ministério da Integração para garantir a execução das obras", finalizou o senador Ciro Nogueira.

Fonte: CCOM

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Prefeitura de Água Branca inicia construção de módulos sanitários

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Preso em flagrante pela Denarc, acusado de vender Maconha e Crack em Timon

Redenção do Gurgueia Por Ampario Gil Pereira de Figueiredo

Bloco Me Abraça define programação do carnaval da rua Baiana

Monsenhor Gil Por Alberto Junior

Corso de Monsenhor Gil; Confira a programação

Miguel Leão Por Edverton de Oliveira Monte

Prefeitura realiza roço e limpeza nas margens da rodovia de acesso a cidade

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium