Quarta, 16 de janeiro de 2019
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Teresina - Decisão

Postada em 10/11/2017 ás 14h58 - atualizada em 10/11/2017 ás 15h00

Publicada por: Bruna Dias

TCE libera recursos do Fundef para a prefeitura de Teresina
Município passa a ter à sua disposição o valor de R$ 37 milhões para investir em educação.
TCE libera recursos do Fundef para a prefeitura de Teresina

Foto: TCE

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgou, nesta quinta-feira, pela liberação dos recursos do Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) da Prefeitura de Teresina. Dessa forma, o município passa a ter à sua disposição o valor de R$ 37 milhões para que sejam aplicados no pagamento salarial dos professores (60%) e investimento em educação (40%).

Desde o início, a Procuradoria Geral do Município teve convicção na legalidade da aplicação e a transparência na utilização dos valores questionados. “O Tribunal cumpriu com sua função constitucional de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e estamos satisfeitos que o processo tenha se encerrado”, destaca a a procuradora-geral do Município, Geórgia Nunes, que acompanhou o julgamento.

Ela relembra que a cessão de crédito da qual tratava a representação do TCE foi feita de forma legal. Tinha com base o parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), amparada pela Lei Nº 4.920 de 13 de julho de 2016, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Teresina e homologada pela Justiça Federal. A Lei autoriza o Poder Executivo a ceder, às instituições financeiras públicas, créditos decorrentes de precatórios federais.

Geórgia Nunes ressalta ainda  que a aplicação dos recursos seguiu regras do FUNDEB e, portanto, não houve desvio de finalidade. Ao julgar a liberação dos recursos, o presidente do TCE, Kennedy Barros, destacou que a corte não poderia questionar uma decisão da Justiça Federal,  através da qual a Prefeitura de Teresina foi autorizada a utilizar parte dos recursos do Fundeb. Ele informou ainda que a aplicação dos recursos será fiscalizada.

As denúncias haviam sido feitas ao TCE pelo ex-vereador Décio Solano e pelo Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM)

Fonte: Ascom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Reunião discute alto índice de demandas judiciais de medicamentos

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Myller

Escola da Rede Municipal de São Gonçalo do Piauí aprova alunos para o IFPI.

Picos Por Jucelma Sales

Divulgada primeira atração do Picos Fest Berro 2019

Monsenhor Gil Por Alberto Junior

Fortes chuvas causam estragos e prejuízos em Monsenhor Gil

Regeneração Por R10 municípios

Município de Regeneração receberá ações do Projeto Rondon

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium