Terça, 07 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Exame
13/11/2018 14h31
Por: Bruna Dias

Resultados do Encceja 2018 já estão disponíveis

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao Ensino Médio, já podem ser acessados pela Página do Participante. As notas foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na segunda-feira (12), e podem ser acessadas após o participante informar CPF e senha.

O Encceja Nacional Regular teve 1.695.607 inscritos e foi aplicado no dia 5 de agosto. Dos inscritos para o Ensino Médio, 578.865 fizeram as provas e 36% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. No Encceja 2018, dos participantes que tentaram a certificação do Ensino Médio, 91% obteve a nota mínima em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 81,1% em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 67,3% em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e 59,6% em Matemática e suas Tecnologias.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No Piauí, 11.516 pessoas se inscreveram para tentar a certificação. "Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para solicitar a certificação", explica a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade. Ela também explica que aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar a secretaria para solicitar a declaração parcial de proficiência.

Os certificados serão entregues somente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Floriano, Picos, Parnaíba e na 4ª GRE de Teresina, na Supervisão de Vida Escolar.

Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. As notas das outras três aplicações - Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL, bem como de quem participou da reaplicação, serão divulgadas posteriormente.

Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Acesse a página do participante para conferir o resultado.

Fonte: CCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp