Terça, 20 de agosto de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Reforma

Postada em 14/11/2018 ás 09h44

Publicada por: Bruna Sampaio

Governador autoriza recuperação de três barragens
Além das barragens de José de Freitas e Campo Maior, também será reformada a de Atalaia.
Governador autoriza recuperação de três barragens

Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias anunciou, na tarde dessa terça-feira (13), que a reforma da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, será realizada independente da ajuda do governo federal. O Governo do Estado ainda tem a expectativa de conveniar a obra com o Ministério da Integração Nacional, mas a impossibilidade da parceria não inviabilizará o projeto.

“Comuniquei ao Ministro da Integração Nacional a necessidade de agilizar a definição sob pena de termos riscos. Com base nisso nos antecipamos com o processo licitatório para realização dessa obra”, afirmou Dias.

Orçado em R$ 16 milhões, o projeto prevê a recuperação da parede, do sangradouro e revitalização total da Barragem do Bezerro. O reforço dará uma solução definitiva para o problema estrutural verificado no fim do período chuvoso desse ano.

“Será construída uma parede paralela a existente formando o que chamamos na engenharia de 'berma', em forma de degrau, oferecendo suporte ao que já existe. Mesmo com chuva será possível trabalhar”, explicou o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela.

Em abril, especialistas apontaram risco de rompimento da Barragem do Bezerro, a partir de um ponto de vazamento encontrado por um pescador. Uma grande operação foi montada para alargar o sangradouro, acelerar o esvaziamento e reduzir a pressão sobre as paredes. Famílias residentes em comunidades próximas ao curso das águas foram removidas de suas casas. Quando o nível do reservatório baixou, a equipe do Idepi fez um reparo emergencial, extinguindo o vazamento.

O episódio chamou a atenção para outra barragem que necessitava de atenção: Emparedados, em Campo Maior. Na audiência com o gestor do Idepi, Wellington Dias determinou realização dos reparos no reservatório de Campo Maior. A intervenção prevê recuperação das paredes e do sangradouro. O investimento é estimado em R$ 4 milhões.

Prioridades

Além das barragens de José de Freitas e Campo Maior, Dias definiu como prioridade para o Idepi, a conclusão da Barragem de Atalaia, no extremo sul do Piauí. Com recursos do Finisa, serão construídas 80 casas para reassentamento dos moradores instalados na área que será inundada. Com a realocação das famílias será possível fechar a barragem e iniciar o armazenamento de água. A barragem de Atalaia, situada entre os municípios de Corrente e Sebastião Barros, possibilitará, entre outros benefícios, a perenização dos rios Corrente e Paraim. 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Brasileira Por Giva Ferreira

Atitude Bike Team competiu na 4ª etapa da Copa Norte de Ciclismo em Pedro 2

Monte Alegre do Piauí Por Lucinaldo P. Silva (Pequeno)

Prefeito Davinelson Rosal recebe tratores para agricultora familiar

Monsenhor Gil Por Alberto Junior

Monsenhor Gil terá atendimento gratuito sobre Cadastro Ambiental Rural

Capitão Gervásio Por R10 municípios

Vereador Nery Oliveira cita incentivos realizados no esporte do município

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Equipe do Programa Crescer Saudável atua na Creche de Colônia do Gurgueia

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium