Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

23°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Barro Duro
03/12/2018 22h22
Por: João Paulo

“Projeto: Barro Duro Município que amo”, encanta população

Ocorreu na manhã de hoje (03) a culminância do “Projeto: Barro Duro Município que Amo”, projeto esse de autoria da Supervisora Municipal de Ensino, Professora Clemylda Barbosa, e desenvolvido pelas escolas municipais durante o segundo semestre letivo deste ano.

Uma linda festa foi realizada pelas escolas municipais no pavilhão de feiras e eventos, com exposição da cultura e artesanato local, manifestações religiosas, maquetes e o ponto culminante da festa foi a homenagem feita a alguns barrodurenses ilustres.

“Projeto: Barro Duro Município que amo”, encanta população

Segundo a professora Clemylda Barbosa, o “Projeto: Barro Duro Município que Amo” é um sonho antigo que está se concretizando, uma exposição para mostrarmos o que temos de melhor em nossa cidade: artesanato, cultura, manifestações religiosas, origem de Barro Duro e principalmente homenagear algumas pessoas que se destacaram no processo de construção de nosso município e através da educação.

Todas as escolas municipais realizaram exposições em seus stands e fizeram apresentações de alunos com os temas designados. A Escola Municipal São João Batista mostrou a rica variedade do artesanato local de nosso município. Já a Escola Raimundo Soares descreveu as diversas atividades econômicas, enfatizando as riquezas do povoado Brejão. A Creche Municipal Monteiro Lobato trabalhou de forma minuciosa a cultura e as manifestações religiosas, destacando-se a letra do Hino Municipal, do compositor barrodurense Durval Barradas, O Xilandê e o Reizado. A Escola Municipal São Jorge descreveu com detalhes e na visão de nossos alunos, de forma ilustrada, a origem de Barro Duro. O ponto marcante foi a linda apresentação da Escola Municipal Miguel Rodrigues Pessoa, que deixou em lágrimas muitas pessoas, homenageando barrodurenses ilustres que se destacaram através do estudo e outros que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade.

Teresinha Mourão, Joaquina Cavalcante, Mestre Umbilino, Maria de Pádua (Nenenzinha), Aldenora do João Catumbi, Graça Tavares, Jesus Pessoa, Creuza Brito, Francisca Sampaio, Dr. Danilo Melo, Dr. Deusdete Lopes, Professor Batista Conrado, Dr. José Soares e Professor Dr. Valdinês Macário foram os homenageados escolhidos por professores e alunos da Escola Miguel Rodrigues Pessoa. A emoção tomou conta das famílias durante as apresentações. Num discurso emocionante a professora Ceiça Mourão (filha de Teresinha Mourão) enfatizou a satisfação e a alegria de ter o nome de sua mãe sendo homenageada pela cidade que ela tanto amou. Em outro pronunciamento marcante o professor Alex Cavalcante (filho de Joaquina Cavalcante), falou da alegria e emoção de está naquele momento com toda família, para prestigiar uma homenagem a sua mãe que foi uma educadora que sempre amou a educação e a cidade de Barro Duro.

A secretária de educação, professora Ana Márcia, elencou o belíssimo trabalho desenvolvido pelas escolas, disse ainda que o projeto enriqueceu consideravelmente o processo ensino-aprendizagem, favorecendo um conhecimento profundo da história da cidade por parte de nossos alunos.

O prefeito Deusdete Lopes, enfatizou a alegria de estar participando e ao mesmo tempo ajudando a proporcionar um resgate ao nascimento da história da cidade. O prefeito falou do orgulho e do amor que tem pela cidade de Barro Duro. Deusdete disse ainda que não medirá esforços para estar sempre lutando por uma cidade cada vez melhor para todos.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp