Terça, 19 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2
[email protected]
86 8118-6105
São João do Arraial-PI

São João do Arraial-PI

Leônidas Silva Correspondente do município.

[email protected]

86 8118-6105

Cidades - ALEPI

Postada em 03/12/2018 ás 22h54 - atualizada em 03/12/2018 ás 23h34

Publicada por: Leônidas Silva

Alepi realizou sessão solene em homenagem aos 25 anos da Fapepi
A homenagem foi proposta pelo deputado e líder do governo na ALEPI, Francisco Limma (PT).
Alepi realizou sessão solene em homenagem aos 25 anos da Fapepi

Sessão solene em homenagem aos 25 anos da FAPEPI (Foto: Paulo Pincel)

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta segunda-feira (03) sessão solene em homenagem aos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). Entre as autoridades presentes estavam o reitor da universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso.

A homenagem foi proposta pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Francisco Lima, que ressalta a importância da pesquisa para o desenvolvimento científico-tecnológico e social do Estado.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, destaca que a Fapepi é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A Fapepi apoia as pesquisas de mestrado e doutorado das universidades e da Embrapa. Nessa busca de articulação entre os ajustes que estamos fazendo, objetivos e metas das pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, disse Guedes.

 

História

Em 1993 um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Afonso Sena Gonçalves propôs a criação da primeira agência de fomento à pesquisa do Estado. A Fapepi foi criada oficialmente pela lei 4664 de 20 de dezembro de 1993 no governo de António de Almenara Freitas Neto com compromisso de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí

Em 2018 a Fapepi completa 25 anos mantendo acordos com diversas instituições de pesquisa de ensino locais nacionais e internacionais.

A instituição trabalha no auxílio financeiro aos pesquisadores do estado para o desenvolvimento de estudos nas mais diversas áreas que transformam a realidade da população piauiense atualmente a Fatec é presidida por Francisco Guedes alcoforado filho engenheiro agrônomo formado pela universidade Federal do Piauí mestre em botânica pela universidade Federal rural de Pernambuco e pesquisador da Embrapa meio-norte. Francisco Guedes é membro titular da academia de ciências do Piauí e membro fundador da Fapepi onde exerce o cargo de presidente desde 2015.

 

  Fotos: Paulo Pincel/Piauí Hoje

Fonte: Piauihoje.com

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium