Segunda, 10 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Piauí - Maternidade

Postada em 08/12/2018 ás 11h42

Publicada por: Gustavo Miranda

Evangelina Rosa recebe juíza federal e se compromete com melhorias
Com o sistema implantado, tudo acontecerá de forma ágil.
Evangelina Rosa recebe juíza federal e se compromete com melhorias

Foto:google maps

Além da formatação do fluxo de pacientes, em parceria com o Conselho Regional de Medicina ( CRM-PI), que já está ocorrendo, onde gestantes de médio e baixo risco estão sendo encaminhadas para a redes municipais de saúde em obstetrícia e neonatologia, com o intuito de manter a Maternidade Dona Evangelina Rosa ( MDER) atuando em casos de alto risco, que é a sua especialidade, ficou definido em reunião ocorrida nessa sexta-feira (07) com a presença da juíza federal  Marina Mendes, o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI ) que o repasse mensal do orçamento da Instituição ocorrerá até dia 10 de cada mês com recursos do tesouro estadual.

Na oportunidade, o diretor da Instituição entregou à magistrada, por escrito o planejamento da Unidade Hospitalar para 2019, bem como todas as medidas que vêm sendo adotadas pela diretoria da Casa. Também estiveram presentes o  procurador Kelston Lages; representante do Tribunal de Contas Raíssa Rezende; a presidente do Conselho Regional de Medicina, Miram Palha Dias; diretores e funcionários da Maternidade. 

No que tange à carência de profissionais efetivos na Casa, também discutido durante o encontro, Florentino Neto antecipou que em 2019 o Estado do Piauí, através da SESAPI realizará concurso público para provimento de cargos, tanto na Evangelina, como em outros hospitais. Ficou acordado que, em uma próxima audiência, em data a ser definida, a Secretaria apresentará os encaminhamentos já feitos para a realização do certame, que deve ocorrer no segundo semestre. De acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Estado, a Evangelina tem 1100 funcionários . Também ficou definido que a Maternidade apresente, no próximo encontro, um plano de contingenciamento de cargos com levantamento de todos os colaboradores da Unidade Hospitalar que deve passar a ter apenas funcionários efetivos e trabalhadores terceirizados, em atividades meio.

Já em relação à falta pontual de insumos e medicamentos, o diretor da Instituição, médico Francisco Macêdo informou que já existe contratação de fornecedores para os próximos cinco meses e que um pregão está em curso para regularizar o abastecimento a cada 12 meses.  Questionado sobre o controle da falta de materiais antes que ela aconteça, Macêdo afirmou que o sistema MV, sistema de software de gestão em saúde, que são implantados em módulos.   Já  está atuando  na admissão e outros setores da Evangelina está sendo implantado no setor de compras e farmácia. “Temos quatro sistemas atuando aqui e não estavam dando conta. Estamos em fase de treinamento com os profissionais que irão utilizar e, como isso, esperamos que com os técnicos implantando esses módulos, possamos ter uma melhor na formatação da Casa”, pontuou Macêdo.

A coordenadora do setor de Farmácia, Sheyla Baia, esclareceu que o controle de estoque existe, mas que o desabastecimento ocorre por conta do setor de compras, pelos problemas  já apontados, como contratos e fornecedores. Com o sistema implantado, tudo acontecerá de forma ágil afim de que não ocorra desabastecimentos.

À pedido do secretário, o Conselho Regional de Medicina ( CRM) , fará inspeções semanais da Maternidade, no que tange o abastecimento de medicamentos e insumos, e que encaminhe os respectivos relatórios à justiça. 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior do estado em referência em alta complexidade, e mesmo enfrentando dificuldades como superlotação, haja vista que antes da interdição, recebia cerca de 60% de grávidas de baixo risco, causando superlotação e dificultando o trabalho e abastecimento,, avançou em vários aspectos. É também a maior maternidade do Serviço Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e a segunda maior do nordeste, perdendo apenas para Pernambuco. O diretor lembra ainda que a Unidade Hospitalar da MDER tem crescido com serviço da cirurgia e neurocirurgia pediátrica, o que a consolida como referência.

E como é reconhecida por ser referência no Piauí e em outros estados, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), coleciona de títulos e destaques em nível nacional pelo trabalho desenvolvido.

O Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvvis) foi citado em rede nacional, no Programa Profissão Repórter, da Rede Globo, no mês de agosto de 2017. Na reportagem, o serviço da maternidade foi citado, mais uma vez, como referência em atendimento, mostrando como se dá o acolhimento às vítimas de violência no Samvvis.

A reportagem mencionou o trabalho da equipe multiprofissional desenvolvido no setor que, comparado a outras cidades brasileiras, é feito de forma ágil e humanizada. Um trabalho de tamanha eficácia que ainda acolhe mulheres de quatro estados.

O Samvvis foi criado há 13 anos e funciona como um serviço específico para atender às mulheres vítimas de violência sexual. Durante todo o serviço, atendeu mais de 500 mulheres.

Outro destaque exibido em rede nacional ocorreu em fevereiro deste ano quando o trabalho desenvolvido pela equipe do Centro Obstétrico (COS) da Maternidade Dona Evangelina Rosa foi exibido no Fantástico. O motivo: uma técnica desenvolvida com grávidas usando a dança como forma de relaxamento e alívio das dores na hora do parto, além do encaixe do bebê.

Fonte: Cccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Prefeitura de Joaquim Pires realizará festa de emancipação política

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Limma presidiu audiência pública sobre a situação dos servidores da Cepisa

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Prefeito Junior Carvalho entrega estádio para população de Demerval Lobão

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Prefeito de Lagoinha participa da primeira 'Pega de Gado' em Agricolândia

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Educação de Campo Maior recebe caminhonete do Prefeito Professor Ribinha

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium