Quinta, 18 de abril de 2019
(86) 99915-1055
Governo do Estado
Piauí - Desempenho

Postada em 13/12/2018 ás 14h25

Publicada por: Bruna Dias

Piauí fica acima da média nacional no ranking da transparência
O estado obteve nota 8.3, numa escala de 0 a 10.
Piauí fica acima da média nacional no ranking da transparência

Foto: Reprodução/Exame

O Piauí foi um dos estados brasileiros melhor avaliados no quesito transparência. É o que revela o último resultado da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgado nessa quarta-feira (12) pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). No ranking da transparência, o Piauí obteve nota 8.3, numa escala de 0 a 10, ficando à frente de estados como São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A nota também coloca o Piauí acima da média geral dos Estados, que é de 7.94.

Diferentemente das três edições anteriores, a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° traz uma inovação na sua metodologia ao avaliar o desempenho de mecanismos de transparência passiva e ativa. Ou seja, além da regulamentação da Lei de Acesso à Informação - existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos - a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

No Piauí, a LAI foi regulamentada ainda em 2013, por meio do Decreto Nº 15.188, cabendo à Controladoria-Geral do Estado, monitorar o cumprimento do decreto. Desde então, a CGE realiza uma série de ações para garantir transparência dos atos públicos.

Além do Portal da Transparência do Poder Executivo, existe o sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), que permite ao cidadão solicitar informações aos órgãos do governo. Nos dois sistemas, a CGE tem buscado ampliar a usabilidade, facilitando o acesso de qualquer pessoa aos dados que são públicos.

“Desde 2016, tem-se investido constantemente na melhoria dos mecanismos de aprimoramento e aproximação do Poder Executivo e a sociedade. É uma diretriz da Controladoria”, ressaltou o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes.

Sobre a EBT 2018

A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Missa da Santa Céia e Lava Pés na capela N. Sra. Aparecida em M. de Areia

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

BENEDITINOS: Policia prende foragido do sistema prisional

Francisco Ayres-PI Por R10 municípios

Assistência Social convida população para teatro da Paixão de Cristo

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Abertura da Semana Santa em Demerval Lobão é marcada por muita fé

Simões Por R10 municípios

Prefeitura faz distribuição de 3 mil kg de peixe e beneficia famílias

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium