Segunda, 21 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Piauí

Postada em 17/12/2018 ás 07h52 - atualizada em 17/12/2018 ás 08h12

Publicada por: Gustavo Henrique

Museu da Natureza será inaugurado nesta terça em Serra da Capivara
O museu vai propor uma verdadeira imersão pela história natural do nosso planeta.
Museu da Natureza será inaugurado nesta terça em Serra da Capivara

Foto aérea do Museu da Natureza, no Piauí (Foto: Divulgação)

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, está prestes a ganhar mais um bom motivo para ser visitado. A região, que abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país, ganhará o Museu da Natureza.

O complexo cultural abre as portas nesta terça-feira (18), e vai propor uma verdadeira imersão pela história natural do nosso planeta, desde o surgimento da vida até os dias atuais, abordando o protagonismo do clima na trajetória do ser humano e a influência do homem nas condições climáticas. Tudo isso por meio da tecnologia de ponta e interação que o colocam na categoria de “super museu.”

A ideia é proporcionar uma visão mais abrangente de como era a vida dos nossos ancestrais que viveram na região. Ao longo de 12 salas, o visitante vai percorrer áreas que mostram, por exemplo, o surgimento do sistema solar e a representação de acontecimentos que vão desde a formação e desenvolvimento da vida em nosso planeta até o período de existência dos dinossauros e outros animais da megafauna.

Os animais que viveram no território brasileiro há milhares de anos foram modelados pela primeira vez para o museu. São eles: preguiças gigantes, lhamas, ursos e mastodontes. Pelas galerias, ainda será possível fazer um passeio virtual pela topografia do parque que conta com cânions, boqueirões, cavernas e flora – experiência que pode ser feita com óculos 3D, simulando um voo em asa delta.

Ao todo, o museu tem 1700 metros de área expositiva permanente e mais 700 metros de área para eventos e exposições temporárias e sua arquitetura foi pensada para gerar reflexão. Quem explica é Elizabete Buco, arquiteta responsável pelo espaço: “A forma espiral dá a ideia de evolução, uma sucessão de acontecimentos, de movimentos ascendentes, progressivos e sem fim.”

A ideia da criação do Museu partiu de Niéde Guidon, arqueóloga brasileira conhecida mundialmente por lutar pela comprovação de sua teoria e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Em 2003, ela deu início a conversas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em busca de financiamento. Mesmo que bem recebido pela instituição, o projeto não avançou até 2008, quando um desenho arquitetônico mais detalhado foi solicitado pelo Banco. Mas foi só em 2013 que a primeira verba para a elaboração do projeto executivo foi liberada. As obras foram iniciadas em junho de 2017 e concluídas pouco mais de um ano depois.

Sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 como a primeira de uma série de medidas para evitar que a área continuasse vulnerável à exploração de caçadores e madeireiras. São 130 mil hectares (quase o tamanho de Teresina, a capital do Piauí), abrigando a maior concentração de sítios pré-históricos do país. São principalmente pinturas rupestres realizadas pelos povos que viveram na região há 100 mil anos. Desde 1991, ele integra a lista de patrimônios culturais mundiais da Unesco.

Do conjunto de 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, 204 estão preparados para a visitação turística, sendo 17 deles acessíveis para pessoas com dificuldades de locomoção. Em 2003, o parque foi premiado com a Declaração das Nações Unidas como Unidade de Conservação com melhor infraestrutura da América Latina.

Fonte: Glamurama/UOL

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Operação prende dupla de latrocidas que matou casal em Timon

Corrente-PI Por Simone Borges

Corrente é destaque no Índice de Governança Municipal

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Veja o eleitorado atualizado na 47ª zona eleitoral em Beneditinos

Gilbués-PI Por Lucas Oliveira

Amiltinho e Chiquinho consolidam suas candidaturas

Anísio de Abreu Por Gleniston Ferreira

IDEB aponta qualidade na Rede Municipal de Educação de Anísio de Abreu

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium