Quinta, 24 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro
[email protected]
(89) 9997-78108
Gilbués-PI

Gilbués-PI

Lucas Oliveira Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9997-78108

Cidades - Garantia-Safra

Postada em 17/12/2018 ás 13h05

Publicada por: Lucas Oliveira

Garantia-Safra: agricultores receberão o recurso a partir de dezembro
Garantia-Safra (GS) referente a 2017/2018 para os agricultores familiares
Garantia-Safra: agricultores receberão o recurso a partir de dezembro

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais o início do pagamento do benefício Garantia-Safra (GS) referente a 2017/2018 para os agricultores familiares participantes do Programa. Serão contemplados 68 Municípios dos Estados do Bahia, Ceará, Minas Gerais e Sergipe. Os pequenos produtores terão o benefício de R$850,00 pagos em cinco parcelas mensais de R$ 170,00.

Os recursos foram liberados por meio da Portaria 699/2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 10 de dezembro. Os pagamentos seguem o calendário dos benefícios sociais pagos por meio Caixa Econômica Federal e terão início neste mês de dezembro.

ProgramaO GS é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltado para agricultores com renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão. O benefício é concedido quando o Município comprova a perda de, pelo menos, 50% da produção em razão de estiagem ou excesso hídrico.

O foco da iniciativa era, inicialmente, agricultores familiares do Nordeste do Brasil e do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo - região de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Mas, em 2012, o Poder Executivo foi autorizado a incluir produtores de outros Municípios, desde que atendidos previamente requisitos como a comprovação da perda sistemática de produção em função da seca ou excesso de chuva.

Há, atualmente, proposta em tramitação no Congresso Nacional para estender o benefício a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O Projeto de Lei 5018/2013 aguarda apreciação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. A CNM é favorável ao PL e alerta aos gestores que o parecer do relator no colegiado é contrário, sendo necessária mobilização do movimento municipalista para sensibilizar os parlamentares membros sobre a importância da matéria.

Fonte: Da Agência CNM de Notícias Foto: Ministério do Desenvolvimento Agrário

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium