Moradores da localidade Lages, zona rural de Batalha-PI, denunciaram ao Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), a precariedade no serviço de fornecimento de água na região. De acordo com eles, o local possui dois poços tubulares, no entanto, a água é liberada apenas uma vez por dia e com tempo cronometrado de 25 minutos.
As famílias também relatam que precisam comprar água para o consumo diário, além disso, eles afirmam que já foram realizadas várias reuniões entre a comunidade e os responsáveis da administração pública, mas o problema nunca foi resolvido.
O MP, através do procurador Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Batalha, determinou a instauração de um Inquérito Civil Público, de número 259-164/2018, determinando a investigação da situação relatada pelos moradores da localidade.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, um morador destaca que a população precisa pagar um carroceiro, para buscar água dos poços e levar até as residências.
“Aqui nas Lages, a gente tem que pedir pro rapaz ir até um poço e trazer. E essa água nem é tratada para consumo humano. Então a gente pede um providência urgente da Prefeitura, Ministério Público, porque nessa situação que estamos vivendo não dá. Aqui não temos energia nos postes, não temos nada, queremos pelo menos água”, diz o morador no vídeo.