O município de Oeiras foi destaque no site El País, por seu bom desempenho na Educação. Com 37.000 habitantes, Oeiras, primeira capital do Piauí, foi citada pelo site como "a cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação".
O município, segundo o El País, conseguiu atingir nota 7,1 no Ideb, índice maior do que o esperado para o país em 2021. O indicador, que varia de 0 a 10, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e médias da Prova Brasil, que avalia o conhecimento em língua portuguesa, com foco em leitura, e em matemática, voltado para a resolução de problemas.
A qualidade do ensino público já fez três escolas particulares fecharem por falta de alunos. "À primeira vista, o salto de Oeiras na educação até parece conto de vendedor, mas não é preciso mais do que meia hora de conversa com educadores e alunos para saber que o olhar da cidade está muito mais para Finlândia, que tem um dos melhores sistemas de educação do mundo, do que para Brasília. As metas pouco ambiciosas do INEP, assim como os temas que distraem o debate sobre educação não parecem interessar", diz trecho da reportagem.
Clique AQUI e veja a matéria completa.